Foi condenado a 22 anos de prisão, nessa terça-feira (17), um dos acusados de matar o comerciante arapiraquense Valcir Leite Tenório. O crime aconteceu em agosto do ano passado. José Willames França da Silva, 29 anos, foi a júri popular por vídeo conferência e condenado por homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel e que impossibilita a defesa da vítima. Um segundo envolvido no crime está foragido.
José Willames estava preso desde o dia 15 de outubro, quando foi detido na casa da sogra, no bairro Planalto, em Arapiraca, em cumprimento a um mandado de prisão.
Segundo as investigações, a motivação do crime seria devido a supostas dívidas que Valcir teria com Willames. Ambos eram amigos de infância.
O julgamento aconteceu após desmembramento da ação penal, visto que o outro acusado do crime, Allan Chystian da Silva, está foragido há mais de um ano. A sentença foi proferida pelo juiz da 2ª Vara de Coruripe, Filipe Munguba.
O caso
Valcir Leite Tenório, 38 anos, morreu no dia 22 de agosto de 2019, no Hospital Geral do Estado (HGE), onde estava internado após ter sido encontrado esfaqueado e com parte do corpo queimado, dois dias antes, pedindo ajuda a populares, na localidade Bonsucesso, no Povoado Pindorama, em Coruripe, Litoral Sul de Alagoas.
O comerciante deu entrada no hospital com queimaduras nos braços, pernas e dorso. Ele também apresentava uma perfuração feita por arma branca na região do pescoço. Seu estado de saúde era considerado grave e ele chegou a fazer transfusão de sangue. No entanto, apesar dos cuidados médicos, Valcir Tenório não resistiu aos ferimentos. Seu falecimento foi confirmado por familiares e pela assessoria de comunicação do HGE.
No dia do crime, Valcir estava em uma caminhonete S10, placa MVJ 9386, quando foi abordado por dois homens, armados, em uma motocicleta, cujas características não foram informadas. Os criminosos o levaram para uma região pouco movimentada. Lá ele foi torturado, teve a cabeça raspada e foi esfaqueado na região do pescoço.
No dia 31 de agosto a polícia divulgou que havia identificados os autores do crime e que seguiria com as investigações para descobrir a motivação e prender os criminosos.
Um dos autores, segundo a polícia, José Willames França da Silva, foi preso no dia 15 de outubro, dois meses após o crime.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222