09/09/2022 14:37:45
Justiça
Corregedor-Geral da Justiça visita municípios do Agreste de Alagoas
Inspeções ocorreram nesta quinta-feira (08), com verificação das unidades judiciais e dos cartórios extrajudiciais
assessoriaInspeção ao Cartório de Registro Civil e Notas de Traipu
Redação com assessoria

Com o intuito de aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade pelas unidades judiciárias de Alagoas, o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, tem visitado as comarcas para analisar o andamento dos processos e passar instruções sobre questões administrativas.

Nesta quinta-feira (08), acompanhado dos Magistrados Auxiliares, Dr. José Miranda Santos Júnior e Dr. Anderson Santos dos Passos, o Corregedor-Geral inspecionou as Comarcas de Campo Alegre, Girau do Ponciano e Traipu. Além de dialogar com Magistrados e demais servidores, também fiscalizou a situação dos cartórios extrajudiciais.

Em Campo Alegre, o Corregedor-Geral verificou a pauta das audiências do mês de setembro e o fluxo processual. Em Girau do Ponciano, dialogou com a Magistrada Amine Mafra Chukr Conrado e confirmou informações acerca da produtividade da unidade.

Na Comarca de Traipu, quem recebeu a comitiva da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL) foi o Juiz Substituto Evaldo da Cunha Machado, que também responde pela Comarca de Igreja Nova. O Magistrado afirma que a intenção é agregar todos os atores de Justiça, por isso, já realizou reuniões com representantes da força de segurança e com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).

O Magistrado ratificou que, quando chegou à Comarca no mês de julho, havia 1600 processos. “Hoje nós estamos com cerca de 1.300 processos, pois conseguimos baixar vários. Este mês estamos caminhando para alcançar a meta 1, enquanto a meta 2 já está batida. Estou feliz com os servidores, que são prestativos e solícitos. O Ministério Público e a Defensoria Pública são parceiros e conseguimos resolver muita coisa”, comenta. O Juiz Substituto também já realizou inspeção nos cartórios extrajudiciais e informou a situação à CGJ/AL.

Extrajudicial

Atuando no Cartório de Registro Civil e Notas de Traipu desde a década de 80, quando ainda se utilizava a máquina datilográfica, a Tabeliã Maria José Costa Santos precisou adequar a unidade para melhor atender a população. “Eu comecei a trabalhar para pegar experiência na atividade do cartório. De lá para cá, mudou muita coisa, inclusive em termos de tecnologia”, disse Maria José.

Além do cartório onde Maria José atua, também foi inspecionado o Cartório Notarial e Registral de Traipu. Já em Lagoa da Canoa, o Corregedor-Geral Fábio Bittencourt inspecionou o Serviço Notarial e Registral e passou recomendações à Tabeliã Daniela Nunes dos Santos.

“Os cartórios prestam um serviço essencial, sendo necessário que se adequem para melhor atender a população. Por isso, nós realizamos essas inspeções, para verificar se as determinações da Corregedoria e do CNJ estão sendo cumpridas”, comentou o Des. Fábio Bittencourt.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.