03/01/2023 15:43:37
Justiça
Corregedoria-Geral da Justiça inspecionou 23.951 processos em 2022
Números foram apresentados pela Divisão de Inspeção e Correição
Caio LoureiroServidoras e servidor da Divisão de Inspeção e Correição da CGJ/AL
Redação com assessoria

 Em 2022, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL) inspecionou 23.951 processos de 125 unidades judiciárias de Alagoas, por meio da Divisão de Inspeção e Correição, departamento responsável por conferir o cumprimento das determinações e respectivos prazos estabelecidos pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo. Ao todo, durante a gestão, foram inspecionados 51.788 processos.

O setor é responsável por orientar servidores e magistrados das unidades de 1ª, 2ª e 3ª entrâncias acerca das metas do Tribunal de Justiça (TJ/AL) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como também dos normativos da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, com o intuito de garantir celeridade processual nas comarcas.

As inspeções e correições são realizadas de maneira virtual e presencialmente e, somente em 2022, foram realizadas 29 correições extraordinárias. Segundo a Coordenadora Samyane de Araújo Peixoto Sousa, o setor identifica os processos que estão em atraso, emite despachos com determinações e estabelece prazos para o cumprimento por parte da unidade judiciária.

“Durante o biênio 2021/2022, procuramos desenvolver nossas atribuições com dedicação, responsabilidade e parceria. O resultado foi alcançado a partir de pequenos passos e muitas mãos, afinal, ninguém constrói nada sozinho. Sou grata por poder contar com profissionais tão competentes e dedicados e por conseguir atingir o objetivo da gestão: a efetiva prestação jurisdicional”, comentou a Coordenadora do setor, Samyane de Araújo Peixoto Sousa.

Principais atribuições

Correição de processos que se encontram julgados e/ou transitados em julgados pendentes de movimentação; fiscalização e elaboração de relatórios avaliativos acerca das unidades judiciárias; averiguação da correta utilização das movimentações processuais realizadas pelas unidades agraciadas pelo Juízo Proativo; verificação da utilização do Balcão Virtual; acompanhamento mensal dos processos em andamento e sem movimentação há mais de 100 dias; e acompanhamento de correições extraordinárias determinadas pelo Corregedor-Geral da Justiça.

Também compõem o departamento as servidoras Patrícia Maria Sarmento Lopes, Jucielly Mendes de Araújo Lins, Rosimere de Melo Alves, Polyanna Accioly de Lima e o servidor Silvio Cézar do Vale Ramos. A Divisão de Inspeção e Correição é coordenada pelo Magistrado Auxiliar da CGJ/AL, José Miranda Santos Júnior.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.