07/12/2022 00:22:40
Justiça
Justiça Itinerante promove mais de 240 atendimentos em ação
Ação social, realizada pelo Judiciário em parceria com órgãos e instituições, promoveu cidadania a pessoas em situação de rua
Assessoria
Redação com Dicom/TJAL

Mais de 240 atendimentos foram realizados na ação social voltada para pessoas em situação de rua, nesta segunda (5), na Praça Deodoro, em Maceió. O evento, promovido pelo Judiciário em parceria com órgãos públicos e instituições sociais, levou cidadania através da emissão de documentos civis, serviços jurisdicionais, além de ações de saúde e lazer.

Um dos beneficiados pela iniciativa foi Alejandro Navaz, imigrante da Venezuela, que reside no Brasil há 4 anos. Ele veio do seu país em busca de uma vida melhor, mas vive em situação de rua e espera melhorar sua condição de trabalho com as documentações emitidas na ação do TJAL.

"Sou músico, ator, professor formado em artes visuais no meu país. Preciso trabalhar e nesse sistema as pessoas que não têm documentos são renegadas. Sou muito grato à uma instituição da igreja católica que está me abrigando, porque me orientaram sobre o que tenho que fazer para estar com a documentação em dia. Vim tirar meu RG e vou no Sine para conseguir minha carteira de trabalho, para conseguir uma melhoria de vida", explicou.

O Judiciário participou da ação por meio do programa Justiça Itinerante e da Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A juíza Emanuela Porangaba, coordenadora da Itinerante, destacou os números do evento.

"Tivemos um balanço muito positivo. Chegamos a prestar 249 atendimentos totalizando todos os serviços oferecidos. Esperamos que, a partir de 2023, eventos dessa natureza sejam realizados a cada três meses, para assim acolhermos essa parcela da população tão esquecida e tão sofrida. Ontem, identificamos várias pessoas que sequer sabiam o dia em que nasceram, pois não possuíam sua certidão de nascimento e isso é muito triste. O Poder Judiciário é uma corte do povo e precisa estar sempre próximo a essa população vulnerável".

Também participaram da ação Governo do Estado, Prefeitura de Maceió, Ministério Público, Defensoria Pública, Sesc, Igreja Batista do Pinheiro e Movimento População de Rua de Alagoas.  

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.