O Poder Judiciário de Alagoas pautou 187 processos para o Mês Nacional do Júri, que começa nesta terça-feira (1º). Estão previstas 140 sessões de julgamento no interior e 47 na capital. Só nesse primeiro dia, devem ocorrer 13 júris, nas comarcas de Maceió, Arapiraca, Coruripe, Boca da Mata, Campo Alegre, Girau do Ponciano, Igaci, Maragogi, Murici e Olho D'Água das Flores.
Na última quinta (27), o desembargador Otávio Praxedes, que coordena o mutirão em Alagoas, promoveu reunião para discutir os últimos detalhes da força-tarefa. A pauta com os processos que vão a julgamento pode ser conferida aqui.
O objetivo da força-tarefa é julgar crimes dolosos contra a vida, priorizando ações mais antigas, com réus presos e que versem sobre feminicídio. O mutirão foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Tentativa de homicídio contra ex-companheira
Um dos júris que serão realizados nesta terça (1º) tem como réu Severino dos Santos, acusado de tentar matar a ex-companheira, Valquíria dos Santos, com golpes de faca. O crime ocorreu em outubro de 2014, na zona rural de Murici.
De acordo com os autos, réu e vítima foram casados por 12 anos e estavam separados há cerca de dois meses. O crime teria ocorrido porque Severino não aceitava o fim da relação. Em depoimento, o acusado disse que agiu após Valquíria agredi-lo. A sessão está prevista para começar às 9h, no Fórum da Comarca, e será conduzida pela juíza Paula Pontes.
O Mês Nacional do Júri conta com apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados, da Secretaria de Ressocialização (Seris) e da Polícia Militar de Alagoas.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222