A Justiça decidiu, nesta quinta-feira (1°), converter para preventiva a prisão em flagrante do policial militar Darlan Alyson Lima de Mendonça, de 34 anos, preso nessa quarta (31), em Maceió, durante operação do Ministério Público e da Secretaria de Segurança Pública contra o tráfico de drogas. Na casa dele, os policiais encontraram, entre outras coisas, 1,2kg de cocaína. Em depoimento, o cabo Darlan negou os crime, bem como ser dono das drogas e de parte das armas.
Inicialmente, o cabo Darlan seria preso em cumprimento de mandado expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital, pelo crime de organização criminosa. No entanto, ao chegar na casa dele, os policiais militares acharam drogas, armas e munições de uso restrito das forças armadas, o que resultou em uma autuação em flagrante.
Nesta quinta (1°), o cabo Darlan passou por audiência de custódia e, com a decretação da prisão preventiva, ficará preso por tempo indeterminado. O primeiro mandado expedido pela 17ª Vara era de prisão temporária, que valia por 30 dias.
Ao analisar a prisão do PM, o juiz da audiência de custódia entendeu que “revelam-se inadequadas as medidas cautelares diversas da prisão, em razão da apreensão de arma, entorpecentes e artefatos que caracterizam a mercancia de drogas”. Para o magistrado, a prisão é necessária para garantia da ordem pública, em face da gravidade do crime e para evitar a reiteração criminosa.
A PRISÃO
Cabo Darlan foi localizado na quarta (31), segundo a polícia, na casa da namorada, no bairro Jacintinho. De lá, os policiais foram para a residência do militar, no Benedito Bentes. Na casa dele, os agentes encontraram dentro de um quartinho na garagem um pequeno arsenal de armas e drogas. (Veja a lista de materiais apreendidos no final da reportagem)
O QUE DISSE O POLICIAL PRESO?
Em depoimento, o cabo Darlan disse que a droga e balança de precisão apreendida em sua residência não lhe pertencem. Ele afirmou ainda que a pistola apreendida com os carregadores pertencem à Polícia Militar de Alagoas e estava acautelada em seu nome, bem como as 45 munições apreendidas de calibre .40. O PM negou ser dono das demais munições apreendidas, dentre as quais estão munições de calibres restritos.
PM PRESO DISSE QUE MATERIAL FOI “PLANTADO” PELOS MILITARES
O cabo Darlan ainda ressaltou que, "provavelmente", as munições e as drogas foram plantadas pelos policiais que estiveram em sua residência. Ele negou ter qualquer tipo de relação com o tráfico de drogas, salientando que, por ser policial e já ter trabalhado na 2ª seção da PM - setor de inteligência da corporação -, teve contato com informantes ligados ao crime.
MILITAR PRESO DISSE QUE SENTIU FALTA DE ALGUNS BENS
Outra coisa dita pelo cabo Darlan em depoimento à polícia é que, diante do material apreendido que lhe foi apresentado, ele sentiu a ausência de alguns pertences, bem como uma quantia em espécie. Os materiais que ele sentiu falta foram: um DVR com capacidade para 16 câmeras; uma pulseira de ouro 18k; uma corrente de ouro 18k; três relógios sendo dois dourados e um prata.
Ele contou que a quantia em espécie que deu falta foi no valor de R$ 7 mil. O PM falou que esses materiais estavam guardados em uma gaveta no closet de seu quarto. Por fim, o militar disse que os veículos, apesar de estarem em sua residência, não lhes pertencem. Sendo a motocicleta pertencente ao seu advogado, e o carro pertencente a um outro militar. A outra moto seria de propriedade de um conhecido.
CONFIRA O MATERIAL APREENDIDO COM O POLICIAL PRESO;
1.2kg de cocaína
1- Pistola .40
31- Cartuchos calibre 380
1- Bolsa vermelha de viagem
1- Motocicleta Honda CBR 650R
1 - Iphone grafite
3- Cartuchos calibre 38
1- Pen drive.
2- vidros de 20 ml de cloridrato de lidocaína.
1- Iphone dourado
2- Cartuchos .40
3- Carregadores .40
45- Munições (não foi detalhada de qual calibre)
1- Munição 9mm
2 - Documentos de carro
38- Comprimidos de droga sintética.
2- Munição calibre 28
1- Motocicleta XRE
2- Chaves de moto
1- Câmera fotográfica e filmadora GoPro
1- Chave do veículo corolla
1- Balaclava
7- Munições calibre 32
1- Munição 556
1- Notebook
4- Balanças
-Diversas embalagens vazias para colocar entorpecente
1- Faca
13- Munições calibre 22
2- Munições de elastômero
32- Munições calibre 38
1- Carregador calibre 380
1- Colete balístico
2- munições 357
300 gramas de maconha
1- Carro modelo corolla
-Planilhas e demais documentos
-Munição 380
-Munição 762
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222