O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu o pedido de tropas federais para reforçar a segurança em cinco municípios de Alagoas no domingo (2), durante a realização do primeiro turno das eleições. Os municípios são: Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Matriz de Camaragibe e São Sebastião.
Aprovado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Alagoas (TRE/AL), o pedido seguiu para o TSE, cuja decisão pelo indeferimento foi divulgada nesta sexta-feira (30).
A requisição de tropas federais teve como base o pedido formulado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), em razão do "histórico acirramento envolvendo forças políticas, bem como fatos observados durante os atos de campanha".
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes destaca que “a despeito da relevância dos fatos narrados, o governador do Estado informa que os municípios de São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre e Matriz de Camaragibe ficarão sob o resguardo da polícia estadual, sendo desnecessário o reforço da segurança”.
O Governo de Alagoas afirmou, ao TSE, ter “plena condição de promover o reforço policial” nas referidas localidades.
No dia 20 deste mês, o ministro Alexandre de Moraes autorizou o envio de tropas federais para Satuba e Pilar.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222