Quatro astronautas da missão SpaceX Dragon Crew-6 embarcaram na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira (3), após uma viagem de 24 horas, conforme mostrou uma transmissão ao vivo da Nasa.
A espaçonave SpaceX Dragon Endeavour chegou à estação orbital na sexta-feira às 6h40 GMT (3h40 no horário de Brasília), informou a agência espacial dos EUA em um comunicado.
A tripulação, composta pelos americanos Stephen Bowen e Warren Hoburg, o russo Andrei Fediayev e o sultão dos Emirados Al Neyadi, entrou na estação duas horas depois.
O Crew-6 substituirá os quatro membros do Crew-5 (dois americanos, um russo e um japonês), que chegaram em outubro de 2022 e retornarão à Terra a bordo de sua própria nave SpaceX.
Lá eles realizam experimentos científicos por seis meses e garantem a manutenção da estação, habitada há mais de 22 anos.
Sultan Al Neyadi, de 41 anos, é o quarto astronauta de um país árabe na história, e o primeiro de seu país, a passar seis meses no espaço.
Fediayev é o segundo russo a voar para a ISS em uma nave da SpaceX, embora os astronautas americanos viajem regularmente na espaçonave russa Soyuz.
A ISS constitui um dos últimos campos de cooperação entre a Rússia e os Estados Unidos.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222