O indiano Rameshbabu Praggnanandhaa se tornou, na terça-feira (22), o jogador mais jovem da história a bater o número 1 do mundo no xadrez. Durante o torneio Airthings Masters, realizado de maneira online, Rameshbabu venceu Magnus Carlsen em apenas 39 jogadas enquanto utilizava as peças pretas.
Pragg, como foi apelidado, é uma sensação na modalidade em seu país. O enxadrista de 16 anos sempre alcançou cargos altos bem cedo. Com apenas 10 anos ele conseguiu se tornar um mestre internacional de xadrez. Pouco tempo depois, aos 12, ele alcançou o mais alto título da categoria, o de grão-mestre.
Ao contrário de muitos adolescentes pelo mundo, Rameshbabu não utiliza muito suas contas em redes sociais. Sempre que vai treinar ele passa por uma viagem de aproximadamente uma hora para poder aprimorar suas técnicas.
"As expectativas criadas ao seu redor podem ter uma influência negativa. Quando ele perde, o resultado às vezes o afeta mais do que deveria. Ele trabalha nisso, mas tem apenas 16 anos e estou orgulhoso de como ele se apresentou contra os melhores jogadores do mundo", disse seu treinador Ramanathan Ramesh à ESPN.
Pragg é um adepto do estilo de jogo conhecido como "jogo posicional". Nesse método, o jogador posiciona suas peças com o intuito de bloquear os movimentos que o adversário pretende fazer, ao mesmo tempo que desenvolve o próprio jogo.
Fonte: G1
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222