O empresário Elon Musk anunciou nesta terça-feira (12), junto ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que irá comandar o Departamento de Eficiência Governamental ao lado do ex-candidato à presidência pelo partido republicano e empresário, Vivek Ramaswamy.
No X, a rede social em que Musk é dono, o bilionário escreveu: “Ameaça à democracia? Não. Ameaça à burocracia!”
Vivek Ramaswamy marcou Elon Musk em outra publicação dizendo que “não serão gentis” em relação às medidas que serão adotadas.
Trump afirmou, em comunicado, que a dupla vai trabalhar junto para “desmantelar a burocracia governamental”, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais.
“Tenho o prazer de anunciar que o grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o patriota americano Vivek Ramaswamy, vai comandar o Departamento de Eficiência do Governo (‘DOGE’). Juntos, esses dois maravilhosos americanos abrirão o caminho para que minha administração desmantele a burocracia do governo, reduza o excesso de regulamentações, reduza gastos desperdiçados e reestruture as agências federais – essenciais para o movimento ‘Salve a América.
‘Isso enviará ondas de choque através do sistema e de qualquer pessoa envolvida no desperdício do governo, o que é muita gente!’, afirmou o sr. Musk.
Ele se tornará, potencialmente, o ‘Projeto Manhattan’ do nosso tempo. Os políticos republicanos sonham com os objetivos do ‘DOGE’ há muito tempo. Para impulsionar esse tipo de mudança drástica, o Departamento de Eficiência do Governo fornecerá aconselhamento e orientação de fora do governo, e fará parceria com a Casa Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento para impulsionar reformas estruturais em larga escala e criar uma abordagem empreendedora do governo nunca antes vista.
Estou ansioso para que Elon e Vivek façam mudanças na burocracia federal com um olho na eficiência e, ao mesmo tempo, tornando a vida melhor para todos os americanos.
É importante ressaltar que vamos eliminar o enorme desperdício e a fraude que existem em nossos gastos governamentais anuais de US$ 6,5 trilhões. Eles trabalharão juntos para libertar nossa economia e tornar o governo dos EUA responsável por ‘NÓS, O POVO’.
Seu trabalho será concluído no mais tardar em 4 de julho de 2026 – um governo menor, com mais eficiência e menos burocracia, será o presente perfeito para a América no 250o aniversário da Declaração de Independência. Estou confiante de que eles terão sucesso.”
Musk esteve presente em boa parte da campanha vitoriosa de Trump à presidência dos Estados Unidos. Na reta final, o empresário doou US$ 18 milhões a 18 eleitores indecisos nos estados-chave, o que gerou um processo na Justiça da Pensilvânia. O juiz, porém, deu permissão ao empresário para seguir com o sorteio das quantias milionárias.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222