13/10/2020 06:36:13
Mundo
México anuncia o primeiro caso de paciente com Covid e H1N1
A paciente é a mulher de 54 anos, com histórico de câncer, obesidade e crônicas do pulmão
RODRIGO BUENDIA / AFP

 O diretor-geral de Epidemiologia do México, José Luis Alomía, durante coletiva a imprensa, declarou que o país registrou o primeiro caso de um paciente com Covid e H1N1 simultaneamente. Alomía explicou que a paciente é a mulher de 54 anos, com histórico de câncer, obesidade e crônicas do pulmão. "Nós mencionamos esses antecedentes porque logicamente, como sabem, são fatores de risco de uma pessoa, o que permite, neste caso, que ambos os vírus possam desenvolver doenças graves", disse.

De acordo com Alomía, a paciente começou a apresentar sintomas no final de setembro e testou positivo para o vírus SARS-Cov-2 no início de outubro. Ela foi internada e recebeu alta três dias depois, sem necessidade de ser entubada. Entretanto, a mulher voltou a ter febre alta e mal-estar, por isso voltou a ser internada e, em 10 de outubro, foi identificada também a presença de H1N1 (Influenza A). "Algo que não sabemos até agora, porque não há muita bibliografia ou estudos de caso relatados é se esta conjunção de dois vírus poderia produzir uma doença mais séria", citou o diretor-geral da epidemiologia mexicana.

No entanto, as autoridades locais assinalam que ainda é muito cedo para determinar se a conjunção desses dois vírus pode causar uma doença mais grave. Atualmente no México foram notificados 817.503 infectados pelo novo coronavírus e 83.781 óbitos.

Fonte: Diário de Pernambuco

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.