O compositor americano Paul Vance, autor da versão original da música "Biquíni de bolinha amarelinha", morreu aos 92 anos no dia 30 de maio, na Flórida, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelos filhos do artista, Joseph e Paula.
Paula foi inspiração para a música “Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini", traduzida em português para "Biquíni de bolinha amarelinha" e famosa na voz de Celly Campello. Segundo o jornal "Washington Post", em 1960, o autor viajou com a família para uma praia perto de onde moravam, em Long Island, em Nova York
Paula, então com 2 anos de idade, vestia um biquíni pela primeira vez e estava com vergonha de ser vista ao sair do vestiário. Ela se cobriu com uma toalha até entrar na água.
A música, feita em parceria com Lee Pockriss, foi gravada por Brian Hyland, de 16 anos, e ficou cerca de 13 semanas no top 40 da revista "Billboard". Em uma delas, ocupou o primeiro lugar. Sucesso da cultura pop, a faixa aparecia frequentemente em filmes e comerciais na década seguinte.
Por aqui, a música foi trilha da novela "Estúpido Cupido" exibida pela Globo, em 1976, e regravada pela banda Blitz nos anos 80.
Ainda seguindo o jornal, Vance chegou a chamá-la de "máquina de dinheiro", já que rendeu a ele milhões de dólares em royalties.
De acordo com a revista "Billboard", em 1966, as músicas que ele escreveu ao lado de Pockriss já tinham vendido mais de 50 milhões de cópias.
Um dos sucessos da dupla é "Catch a Falling Star", de 1957, gravada por Perry Como, que acabou levando o Grammy de melhor performance vocal pop masculina com ela.
Fonte : G1
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222