A Toyota é a fabricante que mais vendeu carros no mundo pelo quarto ano consecutivo. Em 2023, a marca japonesa reportou alta de 7,2% em suas vendas globais, chegando ao impressionante número de 11.233.039 veículos comercializados em doze meses.
Assim, a Toyota superou as 9,2 milhões de unidades da Volkswagen, que ficou com a segunda colocação no ranking global. Vale lembrar que o balanço inclui todas as submarcas do grupo, como Daihatsu, Lexus e a Hino Motors (especializada em caminhões).
Outro marco global da fabricante japonesa é superar a venda de 10 milhões de unidades pelo décimo ano consecutivo — com exceção a 2020, quando a pandemia de Covid-19 reduziu seu volume anual (e de todas as outras) para 8,6 milhões.
Ainda que os resultados sejam inquestionáveis, os escândalos recentes deixam um sabor amargo para a Toyota. A fabricante fraudou um teste de colisão do Yaris Ativ na Tailândia em 2023. Depois, já em 2024, a marca descobriu que testes de emissões de três carros foram manipulados no Japão.
“Gostaria de pedir desculpas aos nossos clientes e acionistas pelas inconveniências causadas na Toyota, Daihatsu e Hino Motors”, disse Akio Toyoda, CEO e bisneto do fundador da marca.
De acordo com a Reuters, a Toyota planejava divulgar seu balanço global de vendas no dia 14 de fevereiro, aniversário do fundador da marca, Sakichi Toyoda. Os escândalos e irregularidades fizeram a marca readequar seu calendário.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222