Concorrido e democrático. É assim que deverá ser o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), isto porque, de acordo com os dados do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), foram registradas 19.057 inscrições no processo seletivo. No total, 170 vagas serão disputadas, dessas, 150 são para soldado combatente e 20 para aspirante a oficial.
Ainda segundo informações da Seplag e do Cebraspe, banca examinadora do concurso, 4.200 candidatos optaram por concorrer ao cargo de aspirante a oficial, que terá uma concorrência de 210 candidatos por vaga. Já para o cargo de soldado combatente foram registradas 14.857 inscrições e, nesse caso, serão 99,05 concorrentes disputando uma das vagas ofertadas.
Para o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, a expectativa para dar início à aplicação das provas dos processos seletivos do maior Ciclo de Concursos Públicos da história de Alagoas é alta e, tanto a secretaria quanto a banca estão preparadas para oferecer um processo transparente e seguro quanto aos protocolos contra o coronavírus.
"Esse tem sido um processo desafiador e importante, baseado, sobretudo, na transparência, na lisura e na segurança dos candidatos. O Governo de Alagoas, mais uma vez, se sobressai ao promover um certame desse nível e que tem papel significativo para o desenvolvimento de toda a região. O quantitativo de inscritos ultrapassou o esperado pela equipe e reforça também a confiança que as pessoas têm no estado, que hoje, contrariando o histórico de anos passados, realiza concursos e convoca todos os aprovados de forma praticamente imediata", pontua o secretário titular da Seplag.
O concurso
De acordo com o edital, os salários, após o Curso de Formação de Praças, variam entre R$ 4.250,06, para soldado, e R$ 8.099,94 para oficial. As provas objetivas e discursivas serão realizadas, em turnos diferentes, neste domingo (8), na capital alagoana e no município de Arapiraca.
Para o cargo de aspirante a oficial, a aplicação será pelo turno da manhã e terá duração de 4h e 30 minutos. Para soldado, no turno da tarde, com duração de 3h e 30 minutos. Essa medida foi adotada pelo Governo para garantir mais oportunidades a quem vai concorrer nos dois cargos.
O certame para o CBMAL faz parte do Ciclo de Concursos de Alagoas, somente neste ano, já foram lançados editais para 8 áreas e, desses, três certames seguem com inscrições abertas: o da Procuradoria Geral do Estado, o da Educação e o da Sefaz.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222