Um estudo publicado no periódico científico Clinical Infectious Diseases afirma que fezes contaminadas foram as responsáveis por um surto de covid-19 em Guangzhou, uma cidade densamente povoada da China, em abril deste ano.
A disseminação da doença ocorreu a partir de um vazamento de esgoto provocado pela ruptura de um cano no banheiro da casa de um casal infectado com covid-19. Isso fez com que o esgoto inundasse as ruas, contaminando a comunidade.
Durante o surto, os pesquisadores realizaram testes com 2.888 moradores da região. Foram coletadas também amostras de superfícies de dentro e fora das casas. Todos que apresentaram teste positivo foram colocados de quarentena.
O casal teria se infectado em um mercado onde ocorria um surto de covid-19. Os pesquisadores afirmam que, ao entrevistar moradores da região infectados, constararam que não haviam frequentado o mesmo mercado nem tinham estabelecido contato com o casal, reforçano a hipótese de outro meio de contaminação.
A ruptura no cano de 100 cm² levou o esgoto até a entrada de prédios vizinhos, onde foram registrados casos de covid-19.
Também foram analisadas a composição genética das amostras do novo coronavírus. Os cientistas descobriram que o vírus detectado no banheiro do casal era o mesmo na sola de sapatos e pneus de bicicleta da vizinhança.
Os autores do estudo ressaltam que ainda é preciso uma maior investigação para uma comprovação definitiva de que o esgoto foi responsável pelo surto, mas que a descoberta chama a atenção para a importância do saneamento adequado principalmente em áreas densamente povoadas.
Fonte: R7
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222