29/10/2021 10:24:18
Saúde
Dia Mundial da Psoríase: Diversos mitos ainda rondam a doença
Dermatologista afirma que cerca de 5 milhões de brasileiros possuem a enfermidade, que se manifesta de variadas formas
Ilustração
Assessoria

O Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 29 de outubro. A data foi escolhida para conscientizar as pessoas acerca da doença, que é inflamatória, crônica e, em 30% dos casos, tem origem genética. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela afeta a pele de cerca de 3% da população mundial (125 milhões de pessoas), sendo 5 milhões apenas no Brasil.

Comumente confundida com outras lesões de pele, principalmente infecções fúngicas e dermatites, podendo ser detectado já na consulta médica e confirmado a partir de biópsia da pele, o diagnóstico da Psoríase geralmente é tardio, pela dificuldade de acesso ao especialista, principalmente na rede pública.

Segundo Maria Lamenha, dermatologista e professora da Unit/AL, após a descoberta, o tratamento deve ser iniciado. Os medicamentos utilizados são determinados pela extensão do quadro clínico e características do paciente, variando desde cremes, para formas mais brandas, até substâncias de uso sistêmico, como metotrexato, acitretina ou imunobiológicos. O tratamento é individualizado e algumas vezes é utilizada uma combinação de medicamentos.

Cuidados e recomendações

A docente traz recomendações para quem apresenta quadro de psoríase. “Algumas precauções devem ser tomadas: evitar traumatizar a pele, não coçar as lesões pelo risco de infecção secundária e usar hidratante neutro, sem fragrância e sem cor, prescrito pelo seu dermatologista. Todas as formas requerem atenção e seguimento em consultas com o especialista”, alerta.

Preconceito

Maria Lamenha cita que apesar do preconceito em torno da psoríase, principalmente nas formas mais extensas e graves, onde as pessoas se preocupam com o contágio, não há esse risco.

Ela enfatiza que a doença não é contagiosa e tem tratamento. “Através de campanhas informativas, devemos explicar que se trata de uma enfermidade inflamatória, com determinação genética, sem qualquer chance de contágio”, assevera.
Clínica médica

A Policlínica da Unit/AL oferece tratamento gratuito com Dermatologistas. Ela está localizada no Campus Amélia Maria Uchôa, na Avenida Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas.

Para garantir atendimento médico, o interessado deve fazer primeiramente o agendamento pelos telefones 3311-3209 e 98886-6911, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 16h.

Os atendimentos ambulatoriais acontecem de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, com qualidade garantida pelo corpo docente de médicos da Unit/AL, que acompanha de perto as consultas realizadas pelos estudantes em períodos finais dos cursos de Medicina, e obedecendo a todos os protocolos de biossegurança e distanciamento social.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.