14/03/2022 17:18:10
Saúde
Menopausa e seus principais efeitos na saúde da mulher
Depois de cessar a menstruação, a mulher passa pelo estágio do climatério, período que começa aos 40 anos e se estende até a pós-menopausa
Reprodução

 Quando ocorre a última menstruação, este é um dos primeiros sinais que a mulher está entrando na menopausa. Depois de cessar a menstruação, a mulher passa pelo estágio do climatério, período que começa aos 40 anos e se estende até a pós-menopausa.

Essa fase do fim da idade reprodutiva da mulher ocorre geralmente entre 45 e 55 anos, indicando a diminuição da produção de óvulos, por isso, é mais comum que a mulher nessa etapa de vida não possa mais engravidar.

Durante o período dessa baixa produção de óvulos, é comum que a mulher menstrua desordenadamente, mas para que a fase da menopausa seja definida será contado 12 meses após a menstruação.

No climatério, ocorre a menopausa e suas consequências, como alterações de humor, mudanças físicas no corpo da mulher e desequilíbrios hormonais. São efeitos com níveis relativos para cada mulher, podendo ser mais severos em alguns casos.

Veja mais sobre a menopausa e seus principais efeitos na saúde da mulher.

Primeiros sintomas da menopausa

Um dos primeiros sintomas da menopausa durante o climatério é a menstruação irregular, podendo ocorrer de forma desordenada, como acontecer de não descer em um mês, menstruar duas vezes no mesmo mês e assim por diante.

As ondas de calor também são sinais que a menopausa está chegando, esses efeitos atingem, principalmente, a região superior do corpo feminino como tronco e pescoço.

A baixa de hormônios na menopausa pode causar também alterações de humor na mulher, trazendo sintomas de desânimo, ansiedade, irritabilidade e um misto de sensações.

Além disso, muitas mulheres relatam que nesse período o corpo também passa por mudanças, como por exemplo, a secura vaginal e consequentemente a diminuição do apetite sexual.

Outros sinais como incontinência urinária e infecções na bexiga também são observadas em mulheres que estão entrando na menopausa, assim como, as alterações do sono por conta dos desconfortos acerca de estresse e calor intensos.

É importante identificar esses sintomas e ter acompanhamento médico, pois existem tratamentos que podem diminuir os sintomas da menopausa.

Um exemplo é a terapia de reposição hormonal que ajuda no bem-estar acerca das alterações psicológicas e físicas na mulher.

Doenças que se manifestam na menopausa

Apesar de muitas vezes os sinais da menopausa serem desconfortáveis, é natural que a mulher venha passar por períodos como este durante essa fase da vida. Mas isso não quer dizer que alguns sintomas não possam ser investigados.

Existem muitas doenças que se manifestam na menopausa, por isso, é importante ter um acompanhamento ginecológico todos os anos.

O espessamento endometrial, por exemplo, pode ser sinal que o tratamento com reposição hormonal não esteja dando certo e quando acompanhado de sangramento na menopausa pode indicar câncer endométrio.

Outros sinais como alteração nas mamas também podem indicar alerta para a mulher na menopausa, principalmente acerca de casos de câncer de mama e cistos.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.