O Ministério da Saúde (MS) liberou recursos na ordem de R$ 3,1 milhões para Alagoas, com o objetivo de reduzir a fila de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). Outros 18 estados também foram contemplados com o repasse do Governo Federal. Trata-se do Programa Nacional de Redução das Filas, que iniciou os repasses em março.
Com investimento total para 2023 de R$ 600 milhões, em Alagoas, a fila soma 17.350 procedimentos. Conforme o recebimento de novos planos estaduais, o número de filas pode sofrer alteração.
De acordo com o MS, os primeiros recursos encaminhados, cerca de R?200 milhões, um terço do total, serão destinados para cirurgias eletivas. “Somente para Alagoas, R?3.155.248,69 já foram investidos. Os próximos repasses vão ocorrer ao longo do ano, conforme planejamento e demanda dos estados”, destacou o MS.
Entre os estados que já aderiram ao PNRF, a fila de cirurgias eletivas do sistema público de saúde chega a 679 mil procedimentos, segundo dados dos planos aprovados e enviados ao Ministério da Saúde.
O programa do Governo Federal também prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Cada estado estabeleceu as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local.
Entre os procedimentos mais listados pelas unidades federativas estão cirurgia de catarata; retirada da vesícula biliar; cirurgia de hérnia; remoção das hemorroidas e retirada do útero.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222