O músico Nandinho Luiz, do grupo de pagode Vício de Samba, morreu, no último domingo (26), em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Com muita dor no coração, viemos informar que perdemos o nosso irmão! O Nandinho, infelizmente, veio a falecer! Que Deus possa confortar todos nós!”, informaram os outros integrantes do grupo no Instagram.
O AVC – chamado popularmente de derrame – não é um risco apenas para as pessoas idosas. Casos como o de Nandinho, infelizmente, têm se tornado comuns.
“Os hábitos de vida dos jovens pioraram de uns tempos para cá, o que aumentou o risco de AVC no grupo etário. Tabagismo, etilismo, má alimentação e estresse podem ser causas não só de acidente vascular cerebral, mas também de outras patologias cardiovasculares”, alerta a cardiologista Érica Renata de Medeiros Cabral, da clínica Cardiosenior, em Taguatinga.
Sinais
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, o que provoca uma paralisia na região cerebral afetada. A cardiologista explica que os sinais de um AVC em jovens são semelhantes aos de pessoas mais velhas e incluem:
Desvio de rima labial, quando o sorriso da pessoa fica torto para um dos lados;
Dor de cabeça intensa, que não passa e não tem motivo reconhecido;
Fraqueza de um dos lados do corpo, que impede, por exemplo, o movimento de uma perna ou de um braço;
Desorientação súbita, quando uma pessoa não consegue mais falar, se expressar ou parece tonta;
Pressão alta;
Desmaio.
Quando se preocupar
Uma leve dor de cabeça não caracteriza um quadro de AVC. Ela pode simplesmente ser um sinal de desidratação, por exemplo. A preocupação, portanto, é quando a dor é forte, sem motivo aparente e associada a uma pressão arterial elevada, acima de 18 por nove.
“É uma dor de cabeça muito forte com sinais de que está desviando a rima labial ou está perdendo a força, dormência no braço. É importante buscar ajuda com urgência para que o tratamento seja realizado o mais rápido possível”, aponta a médica.
Uma das formas de prevenir o AVC é adotar hábitos saudáveis como, por exemplo, evitar alimentos ricos em frituras, controlar os níveis de colesterol, de estresse, fazer exercícios físicos, evitar tabagismo e as bebidas alcoólicas.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222