31/05/2022 13:52:42
Saúde
Quais cirurgias plásticas podem ser realizadas por convênio?
A cirurgia bariátrica está entre os procedimentos mais procurados para cobertura das operadoras de saúde
ReproduçãoQuais cirurgias plásticas podem ser realizadas por convênio?
Reprodução

As cirurgias plásticas são um dos procedimentos mais procurados na hora da contratação de um plano de saúde. Mesmo esse tipo de cobertura não sendo obrigatória de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras de saúde são obrigadas a cobrir total ou parcialmente algumas cirurgias plásticas ligadas à saúde da pessoa beneficiária, como tratamentos de pacientes com queimaduras e até mesmo cirurgias de reconstrução facial.

Além disso, algumas operadoras oferecem planos de valor mais alto, que com a intenção de atrair diferentes tipos de clientes, fazem a cobertura das mais diversas cirurgias estéticas, seja dos custos pré-operatórios, até taxas ambulatoriais, podendo cobrir completamente procedimentos como rinoplastia, colocação de próteses de silicone.

Os planos de saúde cobrem cirurgias bariátricas?

A cirurgia bariátrica está entre os procedimentos mais procurados para cobertura das operadoras de saúde, porém para você realizar a cirurgia, é necessário que você comprove um quadro de obesidade mórbida com um profissional de saúde, condição que influencia na qualidade de vida dos pacientes. 

Muitas pessoas beneficiárias procuram ainda o procedimento de remoção de pele após a cirurgia. Para a realização do procedimento, também é necessária a comprovação médica da necessidade da cirurgia, com base em impactos na sua qualidade de vida, já que muitas operadoras de saúde classificam esse procedimento como estético.

Afinal, quais tipos de cirurgias são cobertas pelos planos de saúde?

Para além da bariátrica, procedimentos de cirurgias plásticas reparadoras também são cobertos pelos planos de saúde, desde que haja comprovação médica do impacto direto da cirurgia na sua saúde. Para isso, basta solicitar o encaminhamento para um profissional e que o pedido seja aprovado pela operadora.

Nesses casos, os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento de forma total ou parcial, e seu plano deve ser do tipo ambulatorial hospitalar, assim os exames pré-operatórios, e os custos de internação e da equipe médica devem ser cobertos pelo seu plano de saúde.

Além disso, cirurgias de implantes de silicone também geram uma grande dúvida que aparece no momento da contratação. Esse tipo de procedimento não é obrigatoriamente coberto pelas operadoras de saúde. Porém, no caso de cirurgias de reconstrução mamária em casos de câncer, tumores e acidentes, por exemplo, podem ser cobertos pelo seu plano de saúde caso haja recomendação médica.

Existem planos de saúde que cobrem cirurgias estéticas?

Como já mencionamos anteriormente, os planos de saúde não são obrigados a cobrir cirurgias plásticas por razões estéticas, no entanto, algumas operadoras de saúde oferecem planos premium, ou seja, modalidades de planos que prevêem uma cobertura diferenciada, redes credenciadas mais amplas, e maior conforto e comodidade para as pessoas beneficiárias do plano, englobando também cirurgias plásticas por motivos estéticos.

Além disso, por mais que os planos de saúde não sejam obrigados a cobrir os custos ambulatoriais e da equipe médica, você poderá ter a cobertura de exames pré operatórios necessários para a execução do procedimento.

Alguns planos de saúde oferecem ainda a alternativa da livre escolha, onde a pessoa beneficiária do plano pode escolher a equipe médica para a realização do procedimento
estético, realizando posteriormente o reembolso de todo o procedimento e custos ambulatoriais à operadora de saúde. Essa alternativa funciona ainda para o reembolso de consultas com profissionais que não aceitem seu plano de saúde.

Como faço a solicitação de cirurgias plásticas pelo plano de saúde?

Em situações cotidianas, as solicitações são feitas da mesma forma que quaisquer procedimentos de saúde. Você deve se consultar com um profissional especialista na área, que averigua a necessidade da cirurgia de acordo com os impactos positivos para sua saúde.

Posteriormente, é necessário que você entre em contato com a sua operadora de saúde, já de posse de um documento legal que ateste a necessidade do procedimento. Assim, de acordo com a modalidade do seu plano de saúde, a sua operadora deverá realizar a cobertura total ou parcial do procedimento, seja os exames pré-operatórios ou até mesmo os custos ambulatoriais e da equipe médica.

Para casos emergenciais, à depender da modalidade do seu planos de saúde, os custos do procedimento podem requerer um reembolso, então consulte seu plano para saber as condições para a realização das mais diversas cirurgias plásticas e esteja sempre preparado para uma emergência ou até mesmo para a realização de uma cirurgia plástica por motivos estéticos. Se você tem interesse em ter um plano de saúde SulAmérica entre em contato na central de atendimento.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.