20/03/2020 16:31:43
Saúde
Quatro novos casos suspeitos de coronavírus são investigados em Arapiraca
A secretária de Saúde do município está monitorando todos os casos; um bebê de pouco mais de um ano de vida segue internado no Hospital Chama com suspeita de covid-19
Divulgação
Redação com assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, diante da pandemia de Coronavírus, está monitorando todos os casos suspeitos na cidade, realizando a coleta e o monitoramento dos pacientes e contatos.

Nesta sexta-feira (20), quatro novos casos estão sendo classificados como SUSPEITOS, dois deles com histórico de viagem para a região sul do país, e outros dois com histórico de viagem para São Paulo. As amostras dos quatro pacientes foram coletadas pelos técnicos capacitados do Laboratório Municipal e encaminhados para o Laboratório Central, em Maceió. Os resultados devem ser emitidos em até 48 horas.

Bebê de um ano e um mês pode estar com covid-19 

De acordo com informações, um bebê de um ano e um mês de vida, está internado no Hospital Chama (Centro Hospitalar Manoel André), com complicações respiratórias.

A administração do hospital confirmou a internação do bebê. A criança e os pais chegaram recentemente do estado de São Paulo, (Sábado 14).

O Hospital informou que pais e filho foram submetidos a exames para identificar se estão com a Covid-19, os exames foram encaminhados para o Laboratório Central (Lacen) e os resultados devem sair em 48 horas. O bebê está sendo acompanhado pela mãe na internação em uma área isolada do hospital Chama. O hospital também informou que o bebê passa bem não está fazendo uso de aparelho de oxigênio. Já o pai da criança está em quarentena em sua residência.  

Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, que estão na condução dos trabalhos reafirmam a responsabilidade com exercício de suas funções e com a divulgação dos resultados dos exames realizados. Sendo assim, é importante que a população se atente única e exclusivamente a fontes oficiais de comunicação para evitar a proliferação de fake news. 

É importante sempre relembrar que, de acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas clínicos da doença são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonias. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.

O contato direto entre pessoas é uma das principais formas de propagação do vírus. Para evitar isso, a Prefeitura de Arapiraca tem realizado uma série de ações, dentre as quais está a disponibilidade de um número de whatsapp para que a população possa tirar dúvidas sobre sintomas, propagação e prevenção.

O número, (82) 99604-0006, está sob responsabilidade da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, e tem servido também para monitorar as pessoas que apresentarem sintomas similares aos da doença.

Precauções:

Dentre as principais orientações do Ministério da Saúde estão:

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa enquanto estiver doente;
Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.