A central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) realizou, nesta quarta-feira (3), um curso de Primeiros Socorros para técnicos do município de Penedo, que lidam com crianças e adolescentes do projeto Criança Feliz e do programa Criança Alagoana (Cria). A capacitação contemplou 40 profissionais e ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo, no Centro da cidade banhada pelo Rio São Francisco.
O objetivo da iniciativa foi oferecer aos funcionários que atuam nessas instituições o conhecimento necessário para que possam realizar, adequadamente, os primeiros socorros, podendo ajudar na redução de possíveis sequelas neurológicas e físicas em casos de acidentes. O evento faz parte do Projeto Nacional Lei Lucas (Lei 13.722/2018), uma referência ao pequeno Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu engasgado durante uma excursão escolar no interior de São Paulo.
O Samu tem realizado capacitações periódicas em creches do Cria e outras instituições que lidam com crianças e adolescentes em todo o Estado.
Além de aulas teóricas, os participantes tiveram também aulas práticas sobre diversos temas, dentre eles, controle de sangramentos e curativos simples de urgência, queimaduras, convulsões e quedas da própria altura. A capacitação também abordou como devem ser realizados os primeiros socorros em crianças acometidas por engasgos, choques elétricos, bem como, os conceitos fundamentais de ressuscitação cardiopulmonar em bebês e crianças.
Segundo o coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, a capacitação é extremamente importante para que se possam reduzir os índices de acidentes com crianças e adolescentes. "Os socorristas do Samu estão sempre à disposição da comunidade para realizar o curso de Primeiros Socorros e contribuir, efetivamente, para que as crianças e adolescentes sejam tratados com dignidade", salientou.
Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, a capacitação de profissionais que lidam com crianças e adolescentes é fundamental, porque os índices de acidentes, principalmente em crianças da primeira infância, são muitos recorrentes. "Esses acidentes, geralmente, ocorrem em casa e também nas escolas e creches. Daí a importância dos funcionários saberem realizar os primeiros socorros para atendê-los adequadamente", destacou.
"Prepará-los para possíveis situações em que eles precisem realizar procedimentos de primeiros socorros é fundamental",, complementou a secretária de Saúde do município de Penedo, Waninna Pryscilla Mendonça.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222