O ato de lavar as mãos corretamente impede o risco da transmissão de organismos de causam infecções, a exemplo do Coronavírus (Covid-19). E como parte das ações educativas e preventivas que são desenvolvidas internamente com todos os servidores, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, está ampliando as orientações para visitantes, familiares e acompanhantes de pacientes.
O trabalho teve início na semana passada com palestras internas para servidores e profissionais de saúde, que receberam orientações acerca do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sobretudo o uso de luvas e máscaras, bem como a importância da lavagem das mãos.
As palestras são coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o apoio da Gerência do HEA e de todas as Coordenações Setoriais. As abordagens estão sendo realizadas na recepção do Setor de Emergência do Hospital.
Durante a ação, familiares e acompanhantes de pacientes recebem orientações sobre as técnicas recomendadas para a lavagem das mãos, entre outros procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a coordenadora do GTH, enfermeira Andréa de Lima, na ação educativa com os usuários, o hospital está utilizando álcool em gel, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), que orienta as pessoas a friccionem corretamente as mãos, pelo menos por 20 segundos.
“Como a transmissão do Coronavírus ocorre pelo ar, por meio de espirro, tosse e gotículas de salivas, ou por contato pessoal, o ato de lavar as mãos frequentemente é fundamental para prevenir o contágio”, explica a enfermeira do HE do Agreste, Andréa Lima.
Entre os beneficiados com a ação de prevenção estão a dona de casa Maria Aparecida da Silva e o agricultor José Hermes da Silva, que residem na cidade de São Sebastião. Eles acompanham um familiar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e participaram das ações educativas elogiando a iniciativa.
“Gostei muito de participar desse trabalho. É muito importante saber dessas informações. Se cada pessoa fizer a sua parte, a gente se livra de muitas doenças”, afirmou a dona de casa Maria Aparecida da Silva.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222