Se 2023 foi um ano de intensa valorização da principal criptomoeda do mercado, 2024 segue na mesma. O Bitcoin hoje está cotado em pouco mais de 69 mil dólares (cotação em 15/03/2024), uma valorização de cerca de 64% em relação ao seu valor em 1º de janeiro, ultrapassando com folga a marca dos 57 mil dólares, que não era alcançada desde novembro de 2021.
O ativo mais valioso do criptomercado tem sido impulsionado pela recente aprovação dos ETFs de Bitcoin, fundos que são negociados nas bolsas de valores dos Estados Unidos. Soma-se a isso a grande expectativa pelo próximo evento programado de halving.
ETF é a sigla para Exchange Traded Fund. Esses ativos financeiros são fundos de investimentos cujas cotas são negociadas em bolsa de valores, semelhante às ações. Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) aprovou a criação de ETFs para o Bitcoin.
Essa forma de investimento permite a exposição ao Bitcoin sem que necessariamente o investidor possua o ativo. Ou seja, é possível apenas realizar aportes em um fundo. Os ETFs têm movimentado o criptomercado e impulsionado o bitcoin. Somente no último dia 12, os fundos captaram, em apenas 24 horas, cerca de 1 bilhão de dólares, valor que representa um recorde de aporte diário para o setor.
O halving, um evento programado caracterizado pela redução à metade da recompensa paga aos mineradores pelo processo de criação de novos bitcoins, é outro fator que tem movimentado o mercado.
O próximo evento deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2024, entre abril e maio, quando reduzirá o pagamento aos mineradores para 3,125 BTC. A regra estabelecida tem como princípio controlar a emissão e a circulação de moedas no mercado e gerar escassez, o que, além do controle, acaba por valorizar o ativo.
O próximo halving é especial, pois tornará as recompensas menos atrativas, exigindo dos mineradores o emprego de cada vez mais poder computacional para tornar o processo vantajoso. Diante disso, uma das ações esperadas é que os mineradores não voltem a inserir suas criptomoedas conquistadas no mercado, mas passem a estocá-las, o que deve gerar grande escassez de ativos.
O futuro próximo é o mais otimista possível. Halving e ETSs já estão movimentando o mercado e causando grande valorização, e a expectativa é que 2024 seja mais um ano extremamente positivo.
De acordo com relatório da CoinGecko, plataforma que fornece dados do mercado de criptos, a criptomoeda deve atingir a marca dos 80 mil dólares ao longo do ano. Além disso, a previsão média dos mais diversos analistas e plataformas estima que o ativo deve alcançar a casa dos 87 mil dólares. Para quem ainda não investe no ativo, é possível aproveitar os movimentos de alta que devem perdurar durante todo o ano.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222