24/05/2023 14:49:57
Tecnologia
Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, demite funcionários no Brasil por e-mail
Segundo uma fonte que não quis se identificar, a expectativa é de que 6 mil funcionários sejam demitidos
Eric Risberg/APA Meta é uma das empresas de tecnologia que estão fazendo um reajuste no quadro de funcionários
Redação com Valor

A Meta, dona do Facebook e Instagram, fez uma nova rodada de cortes nesta quarta-feira (24) em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, segundo apurou o Valor. Por aqui, o aviso veio por e-mail, segundo uma fonte que não quis se identificar.

 

A expectativa é de que 6 mil funcionários sejam demitidos nessa nova leva em todo o mundo. Em nota ao Valor, a assessoria da Meta reencaminhou o posicionamento feito em março sobre o "Ano de Eficiência".

"Os objetivos deste trabalho são: (1) nos tornar uma empresa de tecnologia melhor e (2) melhorar nosso desempenho financeiro em um ambiente difícil para que possamos executar nossa visão de longo prazo", escreveu Mark Zuckerberg, cofundador da dona de Facebook, WhatsApp e Instagram. "
Segundo o executivo, os planos de reestruturação estavam focados em achatar as áreas, cancelar projetos de menor prioridade e reduzir taxas de contratação.

"No geral, esperamos reduzir o tamanho de nossa equipe em cerca de 10 mil pessoas e fechar cerca de 5 mil vagas adicionais que ainda não contratamos."

Novos cortes reduzem equipes de comunicação e marketing no Brasil

O Valor apurou que as equipes de comunicação interna, especialmente do Instagram, e de marketing da Meta foram as mais afetadas pelas demissões realizadas hoje, tanto no Brasil como em outros países da América Latina. Desta vez, as demissões também afetaram cargos de alto escalão.

Esta é a terceira onda global de demissões na Meta desde o início de novembro de 2022 e a subsidiária brasileira da empresa foi afetada por cortes tanto em novembro, como em janeiro e na onda de hoje, que vinha gerando ansiedade e preocupação na equipe local há semanas.

A Meta é uma das empresas de tecnologia que estão fazendo um reajuste no quadro de funcionários com o intuito de se tornar mais eficiente, após contratação em massa durante o auge da pandemia.

Em março, pessoas familiarizadas com o assunto informaram que, com as rodadas de cortes, o total de demitidos corresponderia a 13% da força de trabalho, mesma magnitude do que aconteceu no ano passado. Em 2022, esse percentual significou 11 mil demissões.

Enquanto isso, Zuckerberg continua liderando com folga os ganhos entre os bilionários neste ano. O cofundador da dona de Facebook, WhatsApp e Instagram viu seu patrimônio crescer US$ 44,3 bilhões desde janeiro, segundo o Bloomberg Billionaires Index, o maior valor entre todos os integrantes da lista — apurada até 22 de maio.

Com uma fortuna de US$ 89,9 bilhões, Zuckerberg é atualmente a 12ª pessoa mais rica do mundo. E, apenas com os ganhos do acumulado de 2023, ocuparia o 28º lugar, à frente de Phil Knight, o fundador da Nike. 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.