Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, divulgados no Boletim Epidemiológico Geral, indicam que, na semana epidemiológica 34, correspondente ao período de 16 a 22 de agosto, o número de novos casos foi o menor há 12 semanas.
Com cerca de 80% de casos curados, o Município está há 10 dias sem registro de óbitos por Covid-19. Somando à redução da quantidade de casos confirmados e hospitalizados são indicadores que apontam para uma melhora do cenário epidemiológico no Município.
Arapiraca atingiu, pela primeira vez, uma taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60%, nos últimos 3 dias. E de leitos clínicos, abaixo dos 34%. Com 173 óbitos confirmados da COVID-19, a taxa de letalidade é de 1,66%, percentual abaixo da média estadual e nacional.
Os dados mostram que Arapiraca vivencia um cenário epidemiológico mais favorável. E o quanto os serviços de saúde estão adequados e aptos para identificar precocemente a gravidade dos casos, evitando óbitos.
"São cerca 14 mil pessoas testadas no Município. Em Alagoas, talvez seja difícil encontrar uma cidade que tenha testado tanto a sua população, quanto Arapiraca. Por isso apresenta a maior taxa de incidência, mas quando comparada aos outros municípios alagoanos, afirmou Evandro Melo, coordenador de Monitoramento, Análise e Informação em Saúde.
O coordenador ainda explicou que a região que mais testar a sua população se tornará o epicentro. "Epicentro é aquele local que tem a maior taxa de incidência, ou seja, maior número de casos por 100.000 habitantes. A exemplo dos Estados Unidos, que é o epicentro no mundo, justamente por ser o país que mais testa a sua população”, completou.
A Prefeitura está monitorando ativamente todos os casos. Porém, é necessário que a população tenha cautela e mantenha as medidas de prevenção para evitar o contágio por coronavírus.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.