Sobre a operação realizada na última quarta-feira (15), em Arapiraca, pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, o comandante do BPRv, tenente-coronel Everaldo Liziário, deu uma entrevista para o Show de Notícias nesta sexta-feira (17). Na oportunidade ele falou sobre as tais motos barulhentas, que tem sido alvo de reclamação diária na Rádio 96 FM Arapiraca.
Desde abril deste ano o BPRv pode atuar dentro do perímetro urbano dos municípios alagoanos, além das rodovias. O intuito é dar suporte para a população do interior, que tem pedido socorro, visto que grande parte dos motociclistas tem infringido o artigo 230, inciso 11º, do Código de Trânsito Brasileiro: conduzir o veículo "com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante".
Tal prova é que só na quarta-feira mais de 50 cinquentinhas foram retiradas de circulação e removidas para o pátio do DER por descumprirem justamente esse artigo do Código de Trânsito. Além das cinquentinhas, outros veículos foram abordados, chegando a um total de 368.
Liziário mencionou que 32 cinquentinhas estavam com escapes esportivos. "São chamados de coiotes e tiram a paz de qualquer pessoa pois são ensurdecedores", destacou.
O coronel destacou que essas fiscalizações serão recorrentes no Agreste e no Sertão de Alagoas. "Não vai sobrar uma moto que tire o sossego da população", afirmou.
Para recuperar as motos com coiotes, é necessário que o proprietário procure o DER e leve o escapamento original, além de pagar pela infração.
Outras cinquentinhas não estavam registradas e os condutores alegaram que não sabiam dessa obrigatoriedade, nem tampouco que precisavam de Carteira Nacional de Habilitação para conduzi-las, o que é exigência desde o ano passado para qualquer ciclomotor.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.