Foi aprovado na noite dessa terça-feira (11) o projeto de autoria do vereador Rogério Nezinho (MDB) que institui o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio.
Em sua justificativa, o vereador aponta que desde 2012 a taxa de suicídios de brasileiros de 15 a 29 anos subiu 10%.
No município de Arapiraca o número de pessoas com depressão e tentativas de suicídio é grande. Em Maceió, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, no período de 2015 a 2018, 146 pessoas morreram vítimas de suicídio e, em todo o estado, o número chega a 540 registros.
“Por conta disso, é importante que o município adote um programa com políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental e integral das pessoas”, acrescenta.
Equatorial
Com a presença dos empresários Rennifer Brandão, de Mata Grande, e Laelson Emanoel, de Arapiraca, que foram convidados pelo vereador e segundo secretário da Mesa Diretora, Pablo Fênix, a Câmara Municipal realizou sua sessão sob a presidência do vereador Jario Barros votando importantes projetos para a cidade.
Foi aprovado projeto de lei do executivo, que dispõe sobre o Projeto Plano Plurianual de Governo de Arapiraca para o Quadriênio de 2018- 2021, como também a Lei de Diretrizes Orçamentária para o exercício de 2020.
Na mesma sessão foi aprovado Projeto de Lei da vereadora Aurélia Fernandes, que institui a Política Municipal de Fomento ao Cooperativismo e Associativismo e cria o Conselho Municipal do Cooperativismo e Associativismo de Arapiraca.
Também foi aprovado projeto da vereadora Gilvania Barros, que declara de Utilidade Pública a Associação Jesus Misericordioso, que faz um trabalho filantrópico em Arapiraca.
Foi aprovado requerimento do vereador Fábiano Leão solicitando, em caráter de urgência, a realização de uma Audiência Pública, com a participação da OAB, Ministério Público, Procon e outros órgãos, com a presença de um representante legal da Empresa de Distribuição de Energia Elétrica, sediada em Arapiraca, a Equatorial, a fim de prestar esclarecimentos acerca das reclamações que a empresa vem recebendo com a prestação de serviços de péssima qualidade atribuída pelos consumidores.
De acordo com o vereador, a Equatorial vem lesando a população arapiraquense que tem usado os meios de comunicação da cidade e as redes sociais para denunciar o péssimo atendimento aos consumidores, que hoje enfrentam um terrorismo psicológico, onde têm receio de terem os serviços suspensos por estarem em atraso com apenas uma conta não paga.
Fabiano Leão informou que vai propor esta Audiência Pública logo após o Carnaval, mas precisamente na segunda-feira, 3 de março, pela manhã no plenário da Câmara Municipal, às 10h.
O vereador e presidente da Casa, Jario Barros, propôs ao vereador Fábiano Leão que convide o senador Rodrigo Cunha, especialista em Direito do Consumidor.
O vereador Edvanio do Zé Baixinho também deu apoio ao vereador Fabiano Leão, lembrando que esta Audiência Pública vai ser de grande importância para a população de Arapiraca, que deve comparecer em massa, uma vez que o assunto é de interesse de todos.
Edvanio do Zé Baixinho disse que é preciso discutir a política de reajuste na tarifa de energia elétrica que, no seu entender, está exagerada.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.