Agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Arapiraca estão realizando cadastro com a população do Município para o Previne Brasil, programa do Governo Federal que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS).
Este cadastro é de fundamental importância, por ser o registro do cidadão no SUS, a identificação e vínculo com a Unidade Básica de Saúde (UBS). Essas informações, além de subsidiar o planejamento das equipes, com ofertas de serviços e acompanhamento da população, vai determinar os recursos financeiros destinados a investimentos para a área no Município.
O valor do repasse federal considerará o resultado real dos indicadores alcançados por todas as equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária do Brasil, desde que credenciadas e cadastradas. O cálculo é feito com base no número de pessoas cadastradas e também considera fatores de ajuste como a vulnerabilidade socioeconômica, o perfil de idade e a classificação rural-urbana do município.
Por isso, a Secretaria de Saúde chama a atenção da população para a participação, respondendo ao questionário, que é realizado nas próprias residências por agente de saúde, devidamente identificados e com Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Na hora da visita, os agentes comunitários solicitam da população, o RG, CPF, cartão do SUS e, se tiver, o NIS. “Com a atualização cadastral dos usuários do SUS é mais fácil a equipe da UBS entrar em contato para avisar de consultas, exames, situação vacinal ou mesmo na hora de identificar alguma doença transmissível. E vale lembrar que essas informações são restritas e não serão vinculadas a outros sistemas”, explicou Andresa Laila, coordenadora do Sistema de Informação da Saúde.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.