Após vários episódios de incêndios registrados em fiações de postes no município de Arapiraca, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Equatorial Alagoas e provedores de internet, vai iniciar, neste final de semana, uma ação de limpeza dos postes para retirada dos fios inservíveis, que acabam causando riscos para a população. A iniciativa vai acontecer aos finais de semana, durante um mês. A ideia é que, a partir daí, possa ser iniciado um processo de normatização para que não haja acúmulo de fios novamente, em especial no Centro da cidade, onde os comerciantes estão assustados.
A informação foi repassada pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca, Rosa Lira, que destacou a necessidade não só de limpeza, mas também de ordenamento do cabeamento. "Sabemos da grande quantidade de fiação inservível. É um drama que se coloca hoje para o empresário, principalmente do Centro da cidade. Além de causar risco de incêndio, esses fios também contribuem para deixar a paisagem de Arapiraca mais feia. Na última semana, tivemos vários episódios de incêndio que deixaram as pessoas assustadas e, agora, resolvemos, junto com a Equatorial e com os provedores, acelerar esse processo de limpeza", afirmou.
Ela contou que, paralelamente ao processo de limpeza, o município já vem fazendo tratativas no sentido de criar regras para um melhor ordenamento da fiação na cidade. "Estamos trabalhando no marco legal e já discutimos o assunto com a Anatel e a Aneel", pontuou a secretária.
Rosa Lira afirmou também que há um estudo em andamento para a implantação de um cabeamento subterrâneo na cidade, de forma a melhorar o aspecto da cidade e minimizar a questão da insegurança, mantendo a melhoria do ambiente de negócios do Centro da cidade.
Enquanto o estudo não avança, a limpeza dos cabos vai começar de imediato, já neste final de semana. A secretária alerta que talvez seja preciso interditar algumas ruas da cidade e, por isso, pede que a população esteja atenta.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.