O governador de Alagoas, Renan Filho, o vice-governador, Luciano Barbosa, e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, estiveram em Arapiraca, na manhã desta quinta-feira (09), inspecionando leitos destinados ao enfrentamento da covid-19 em hospitais da cidade.
O primeiro a ser inspecionado foi o antigo Hospital Afra Barbosa, que agora se chama Hospital Djacir Barbosa, onde alguns leitos serão equipados para atender possíveis pacientes de covid-19. O repórter Cledson Costa, do Programa Show de Notícias, da Rádio 96 Fm Arapiraca, participou da coletiva de imprensa que aconteceu após a inspeção.
Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, desde a semana passada, sete leitos isolados de UTI estão funcionando no Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e, a partir da próxima terça-feira (14), mais 10 leitos estarão equipados no Hospital Djacir Barbosa, além de 52 leitos de cuidados intermediários.
“Arapiraca terá 30 leitos de UTI e em torno de 100 leitos de retaguarda. O objeto é que Arapiraca seja um polo da Saúde no combate ao coronavírus no Agreste. Nós também teremos leitos de retaguarda em Girau do Ponciano, Traipu, Campo Grande e em outros municípios. Nossa dificuldade tem sido a aquisição de respiradores mecânicos, porém, o governador já nos autorizou a continuar, incessantemente, a busca por esses equipamentos, para que Alagoas tenha o maior número possível de leitos de UTI e de retaguarda”, explicou o secretário de Saúde de Alagoas.
“Alagoas já tem 271 leitos de UTI exclusivos para pacientes de covid-19 e vamos continuar esse trabalho para aumentar o número de leitos. A nossa expectativa é que, até o dia 15 de maio, nós já tenhamos 250 leitos de UTI e 500 leitos de cuidados intermediários”, destacou Alexandre Ayres.
Complementando a fala do secretário de Saúde, o governador Renan Filho ressaltou que mais de 70 leitos de UTI serão implantados no interior do estado, nos municípios de Penedo, Coruripe, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos. “Alagoas está mais bem estruturada do que a média nacional. Dos leitos que já estão disponíveis para pacientes de covid-19, nós só estamos utilizando 12%”, assinalou.
Em relação ao decreto de isolamento social que foi prorrogada até o dia 20 de abril e pode ser prorrogado, o governador Renan Filho enfatizou que o isolamento social, tanto das atividades do setor produtivo como também das escolas, é necessário porque o Estado ainda está se equipando para atender aos possíveis casos de covid-19. “Com o isolamento, nós achatamos a curva de contágio em tempo de elevarmos a capacidade hospitalar, abrindo novos leitos de UTI e de atendimentos intermediários exclusivos para pacientes com covid-19”, apontou Renan Filho.
O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho e o Hospital Chama também estão sendo preparados para disponibilizar leitos isolados de UTI exclusivos para o atendimento a pacientes de covid-19.
O governador Renan Filho, o vice, Luciano Barbosa, e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, durante inspeção no Hospital Djacir Barbosa, em Arapiraca / Foto: Cledson Costa/Rádio 96 Fm Arapiraca
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.