João Arthur nasceu no dia 11 de setembro no Hospital Chama e desde o dia 13 de setembro ele está internado na UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca.
O bebê foi diagnosticado com Fibrose Cística, transtorno hereditário com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo, e precisa ser transferido com urgência para uma UTI pediátrica em Maceió, só que de acordo com a mãe do menino não tem vaga em nenhum hospital e ela está vendo seu filho morrer aos poucos. "Ele está bem debilitado", lamentou.
"A princípio os neutros deram o diagnóstico de hipoxia, mas no teste do pezinho também deu alterado pra uma doença chamada 'Fibrose Cística' , e ele precisava fazer um 'teste do suor' em Maceió pra confirmar, só que ele não tinha condições de fazer esse teste lá e foi repetido o teste do pezinho, que deu alterado novamente", explicou Andresa Barbosa, de 23 anos.
O pequeno João Arthur está recebendo, há três meses, tratamento médico básico no Hospital Regional, mas devido ao seu diagnóstico e idade ele agora precisa de uma UTI pediátrica. "O hospital daqui [de Arapiraca] não está tendo o suporte que ele precisa", disse Andresa ao Diário Arapiraca.
Em posse de todo diagnóstico e documentação de transferência necessária, a família faz um apelo para as autoridades de saúde de Alagoas: "Para continuar vivo meu filho precisa de uma vaga na UTI de Maceió", escreveu o pai do bebê nas redes sociais.
João Santana é consultor de vendas. Ele também tem 23 anos e é casado com Andresa.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.