Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 31ºC Tempo nublado
Editorias
18/01/2022 12:59
Arapiraca

Casos confirmados de covid-19 disparam em Arapiraca

Quando analisadas a última semana de dezembro e a segunda semana de janeiro, o aumento é de mais de 1800%
/ Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca
Laís Pita com Assessoria

 Semanalmente, a Secretaria Municipal de Saúde publica o Boletim Epidemiológico de síndromes gripais. Dentre os principais dados divulgados, está o aumento significativo nos casos positivos de Covid-19 em Arapiraca, quando feita a comparação da última semana de 2021 e as duas primeiras de 2022.

No último boletim de dezembro, foram registrados apenas 3 casos positivados de Covid-19. O número saltou para 17 na primeira semana de 2022 e, em seguida, para 56 casos.

Quando analisadas a última semana de dezembro e a segunda semana de janeiro, o aumento é de mais de 1800%.

Atenta a isso, a Prefeitura de Arapiraca tem incentivado à população a procurar imunização contra a Covid-19, tendo em vista que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 90% dos casos graves da doença que estão sendo registrados atualmente é de pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina.

No último sábado (15), foi realizado o Dia D de Vacinação contra a Covid-19, uma espécie de mutirão de imunização. Os dois postos de vacinação, localizados no Ginásio da Escola Pedro Reis e no Ginásio João Paulo II funcionaram de forma ampliada, das 8h às 18h, e com mais equipes atuando.

Além disso, a Unidade Básica de Saúde Erasmo Galdino, localizada no bairro Batingas, também esteve aberta durante o sábado para a vacinação dos moradores daquela região.

Segundo a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis, foram quase duas mil doses aplicadas durante o mutirão. “Nosso objetivo durante o Dia D foi alcançado. Foram 756 doses aplicadas no Ginásio do Pedro Reis, outras 722 no João Paulo II e mais 478 na UBS das Batingas”, disse a coordenadora Mônica Suzy, reforçando que outros mutirões já estão sendo planejados.

Segundo relatório encaminhado por ela, também é possível perceber aumento na procura pela primeira dose da vacina contra a Covid-19. Durante o mutirão, foram aplicadas 191 primeiras doses, 711 segundas doses e 1.054 doses de reforço/adicionais.

Ocupação Hospitalar

Outro dado que também vem sendo analisado pela Secretaria Municipal de Saúde é o da ocupação de leitos hospitalares destinados ao pacientes com Covid-19 ou Influenza.

Segundo o boletim, a ocupação de leitos clínicos é de 56,7%. Dos 30 leitos clínicos disponibilizados em Arapiraca, 17 estão ocupados, sendo quatro deles por arapiraquenses.

Já sobre os leitos de UTI Covid/Influenza, o percentual de ocupação é bem maior e já chega a 80%. Dos 20 leitos disponibilizados, apenas 4 estão desocupados.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO