O Hospital Geral do Estado (HGE) assistiu 404 pessoas na quinta-feira (20). Foram 317 na sede da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas e 87 na Central de Triagem para síndromes gripais. Apesar do quantitativo menor de casos suspeitos da Covid-19, os profissionais da saúde apelam para os cuidados preventivos que podem combater uma segunda onda de contaminação.
Com a Central de Tiagem montada no Ginásio do Sesi, o hospital notificou 327 casos clínicos. Dos 66 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) submetidos ao teste rápido para Covid-19, 55 descartaram a contaminação. E conforme o relatório de ocupação diária divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SUS), 20% dos leitos exclusivos para Covid-19 estiveram preenchidos.
“Nossas equipes [na sede do hospital] também concederam 156 liberações para continuidade dos cuidados em casa, 85 cidadãos precisaram ser internados, 29 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde e 23 cirurgias foram realizadas. Ou seja, temos buscado melhor assistir todos os que necessitam de cuidados, mas é preciso que a população também faça a sua parte”, afirmou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.
É que a chegada do fim de semana sempre preocupa as equipes que estão de plantão. A probabilidade de que mais pessoas deem entrada devido à desatenção ou por outras medidas de prevenção não adotadas crescem, o que pode resultar em uma segunda-feira menos feliz; ou de futuros dias de mais isolamento, pelo desuso de máscara, contato com mais pessoas e inadequações na higiene.
Na quinta-feira, 69 acidentes foram registrados, sendo 47 casuais, 15 nas vias públicas (oito colisões, quatro atropelamentos, dois envolvendo motociclistas e mais um ferindo ciclista) e sete de trabalho. Também foram notificadas três agressões, três queimaduras e duas tentativas de suicídio. E na Central de Triagem, 11 pessoas confirmaram o contágio com o novo coronavírus.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.