A tradicional Feira do Gado, que acontece toda segunda-feira no antigo matadouro, no bairro Cacimbas, em Arapiraca, continua suspensa.
Ontem (24) o repórter Cledson Costa, da Rádio 96 FM Arapiraca, esteve no local, que fica perto do Lago da Perucaba, e constatou que como o espaço onde funciona oficialmente a feira ainda está fechado, por conta da pandemia do novo coronavírus, os vendedores estão comercializando e se aglomerando no meio da rua.
Em contato com a Prefeitura de Arapiraca, o Diário Arapiraca foi informado que a Feira do Gado só não havia sido aberta porque a Adeal ainda não tinha mandado os fiscais do órgão.
Já a Adeal negou que tenha sido por isso.
Por ser um órgão estadual, o órgão segue o decreto governamental e a categoria "eventos agropecuários" não se enquadra em atividade essencial, por se tratar de uma aglomeração.
De toda forma, a diretoria do órgão já elaborou o manual de biosseguridade para o retorno destes eventos. Esse documento será enviado a todos os municípios com feiras cadastradas no sistema, confirmou para o Diário a assessora técnica veterinária, Gabrielle Fidelis.
Além do manual de biosseguridade, serão observados na reabertura, quando assim for permitida pelo decreto governamental, os critérios apontados na Portaria N°915 da Adeal, que trata dos procedimentos a serem adotados para a realização de todo e qualquer evento agropecuário.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.