“Colégio Tiradentes, avante! Ao nosso futuro preparar com honra e liberdade para os jovens ensinar”, diz a letra do Hino do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM). O que é descrito na canção se materializou na tarde desta sexta-feira (10) para 79 estudantes.
O CPM Agreste formou sua segunda turma de concluintes do Ensino Médio. A cerimônia aconteceu no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping, no município de Arapiraca, ao som da Banda de Música do 3º Batalhão da PM.
Após a tradicional passagem do estandarte do Colégio Tiradentes, feita por um aluno que deixa a escola em 2021 para outro que permanecerá e cursará o 3º ano em 2022, aconteceu a entrega de certificados aos primeiros colocados. Foram eles, os alunos CPM: Anthony César da Silva Albuquerque em 2º lugar e a primeira colocada, com média final 9,47, Cinthya Brunelly Ferreira Lira.
A cerimônia seguiu com a entrega dos diplomas feita por familiares, padrinhos e madrinhas aos formandos e atos subsequentes como o juramento dos formandos, continência ao Pavilhão Nacional e, por fim, o chamado “Fora de Forma”.
Discursos
Quem presidiu a cerimônia foi o comandante do Policiamento da 2ª Área do Interior (CPAI-II), Tenente-coronel Carlos Azevedo, que representou o Comandante Geral da PM-AL, Coronel Wellington Bittencourt. Na ocasião, ele saudou as autoridades civis e militares presentes e destacou a importância da parceria entre a família e o núcleo escolar na formação dos jovens.
“É muito bom está presente no encerramento deste ciclo. Os senhores, agora, estão começando a viver. A missão do colégio da Polícia Militar é transmitir conhecimento. Parabéns a cada um dos formandos, que Deus abençoe a trajetória de vocês. Alcem voos grandes e sejam felizes”, afirmou o oficial superior que por anos foi diretor-geral do CPM.
Durante sua fala, o atual diretor do Colégio, Major Vailton Ursulino, ressaltou a importância do apoio do Comandante Geral da Corporação na gerência dos dois pólos de ensino (Maceió e Agreste). Além disso, o gestor reconheceu a contribuição dos professores que participaram da formação dos alunos e desejou sorte na missão dos formandos.
“Nós conseguimos construir duas equipes de excelência, então desejo que os senhores consigam galgar vitórias que jamais poderiam pensar em conquistar, pois esse é o desejo de cada um que se encontra aqui”, disse ele.
Representando os concluintes, a Tenente-coronel Aluna CPM Celina Matias foi escolhida como oradora da turma. Em sua fala, ela relembrou a trajetória de adaptação da turma até o dia da formatura e agradeceu a cada um dos professores e profissionais que fizeram parte da história dos alunos.
“Nesta família, descobrimos as nossas capacidades de enfrentar o mundo e de lidar com o jeito de cada ser humano e, assim, demos e recebemos lições de empatia, de amor e de humildade”, declarou a formanda.
A cerimônia contou ainda com as falas da madrinha da turma, Rutineide Pereira Melo de Lira, que é vice-prefeita de Arapiraca, e do patrono, o prefeito do município de Jaramataia, Ricardo Martins Barbosa. Outras autoridades militares e civis também participaram do evento
CPM
Criado em 1992, através da Lei nº 5.332 de 10/04/92, e inserido na estrutura organizacional da PM em novembro de 1996, o Colégio Tiradentes é uma unidade de ensino, voltada para a educação fundamental e de nível médio de crianças e adolescentes com base na hierarquia e disciplina miliciana.
O funcionamento das duas unidades (Maceió e Agreste) é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL), através da concessão de profissionais para a composição da equipe técnica e pedagógica em conjunto com os militares, oficiais e praças, lotados no CPM.
O Colégio Tiradentes se destaca como unidade de ensino de referência e excelência, seja em olimpíadas de conhecimento, em competições nacionais e internacionais e também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Fotos: Ascom PM/AL
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.