Duas pessoas foram presas em flagrante por suspeita de furto de energia elétrica em uma cervejaria, no bairro Baixão, no município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas. A dupla foi identificada como sendo o proprietário do estabelecimento e o eletricista, que podem responder por furto de energia e receptação, crimes previstos nos artigos 155 e 180 do Código Penal Brasileiro.
Segundo informações da Equatorial Energia, a cervejaria estava com o fornecimento de energia suspenso devido a um débito de quase R$ 10 mil. No entanto, mesmo com a interrupção, as equipes técnicas constataram que a unidade consumidora estava realizando uma auto religação, de forma clandestina, intervindo na rede de distribuição de energia, sem consentimento da concessionária.
No momento, a guarnição do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que participou da ação, encontrou, em posse dos funcionários do estabelecimento, cerca de 45 metros de condutores de energia de uso exclusivo da distribuidora.
O gerente Técnico Comercial da Equatorial Alagoas, Maycon Keydell, explicou que as ligações clandestinas geram diversos impactos negativos tanto para a população quanto para o sistema elétrico de distribuição de energia.
“Ao realizar uma ligação à revelia, o infrator coloca em risco a segurança dos moradores da localidade e também compromete a qualidade do fornecimento, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região”, mencionou
Ainda de acordo com Keydell, também há prejuízos financeiros causados pela prática. “O furto de energia é um crime em que todos pagam as contas. As perdas geradas pelo furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores."
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.