As 87 unidades que fazem parte da Rede Municipal de Educação, incluindo 60 escolas e 27 Centros de Educação Infantil (creches), terão ensino híbrido já a partir do início das aulas, previsto para ser retomado no mês de março.
A educação híbrida consiste em aulas presenciais e remotas (à distância), com a utilização de ferramentas digitais.
“Estamos acelerando o processo de organização interna para que possamos receber os nossos alunos com a máxima segurança. Nossa expectativa é a de chegarmos a um número de matriculados muito acima de anos anteriores. A orientação do prefeito Luciano Barbosa é a de que nenhum aluno fique fora de sala de aula, sem estudar. Vamos fazer uma busca ativa e monitorar de perto as escolas”, falou a secretaria Ivania Karla.
Segundo revela a técnica-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gorete Queiroz, a volta às aulas respeitará todos os protocolos sanitários de segurança necessários, através de um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Ela adiantou que haverá um escalonamento de acordo com a capacidade de cada unidade de ensino e suas tecnologias.
O planejamento está sendo elaborado em parceria com as escolas, que poderão iniciar o ano letivo com metade dos alunos acompanhando aulas presenciais e a outra metade dos estudantes com aulas online.
No caso das aulas presenciais, o protocolo prevê um distanciamento de um metro e meio para cada estudante.
Formação
Antes do início das aulas, o planejamento para a rede municipal de ensino de Arapiraca reserva curso de formação para a equipe técnica e treinamentos com todos os professores com enfoque nas temáticas de planejamento, ensino híbrido, proposta pedagógica, aprendizagem, acolhimento e protocolos sanitários, entre outras abordagens.
Matrículas abertas
O período de matrícula para os novatos começou nesta terça-feira (26). A Rede Municipal de Educação está ofertando vagas para creches, pré-escola, anos iniciais (1º ao 5º ano), anos finais (6º ao 9º ano), e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
* Cópia da Certidão de Nascimento do aluno (ou de Casamento, caso seja matrícula de EJA);
* Original do Histórico Escolar ou Declaração;
* Cópia do Registro Geral para maiores de 18 anos;
* 2 fotos 3×4;
* Cópia do Cartão do Programa Bolsa Família (para os beneficiados);
* Cópia do Cartão de Vacina;
* Cópia do Comprovante de Residência;
* Cópia do RG e CPF dos pais ou responsáveis legais;
* Cópia do Cartão SUS.
Obs: caso falte algum dos itens acima descritos, a matrícula será efetivada e a escola estipulará um prazo para regularização.
O prazo para matrícula será de 26 a 29 de janeiro de 2021.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.