A acomodação de rochas em cima de placas tectônicas pode ter causado os tremores de terra sentidos em Arapiraca no mês de agosto. É o que aponta a Defesa Civil de Alagoas. Em entrevista ao AL1 nesta quarta-feira (30), o chefe do setor de Desastres Naturais, Douglas Gomes, informou que a falha geológica pode ter sido a responsável pelos abalos sísmicos.
"Os estudos iniciais indicam que em cima dessa placa tectônica tem rochas onde aconteceu a falha na região de Arapiraca. O que aconteceu, e ainda está acontecendo, é uma acomodação dessas rochas e nada impede que outros tremores voltem a acontecer", disse.
Três temores foram registrados em Arapiraca em menos de um mês. O primeiro aconteceu no dia 4 de agosto, mas que não foi sentido pelos moradores. Na sexta (25), um tremor de 2.1 de magnitude assustou a população. Nessa segunda (28), as estações sismográficas registraram outro abalo sísmico.
Na terça (29), a Defesa Civil de Alagoas e representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) fizeram uma inspeção em uma faixa de cerca de 12 km onde foi identificada a falha geológica.
Possibilidade descartada
O estudo feito na região descarta que os abalos sísmicos registrados em Arapiraca tenham relação com o serviço de detonação realizado pela mineradora Vale Verde, que fica em Craíbas, cidade vizinha a Arapiraca.
"A população fica preocupada se tem a ver com a Vale Verde, mas por enquanto não tem nenhuma relação com a empresa. Sem falar que os estudos mostram que foi uma falha geológica".
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.