O mês de junho está chegando e as tradições juninas não estão esquecidas por conta do coronavírus. Certamente, as tradicionais festas, com comidas típicas, quadrilhas animadas e muito forró serão proibidas para evitar aglomerações. Porém, a tradição da cultura nordestina de fazer fogueiras em frente às residências e soltar fogos de artifício em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro será mantida.
No entanto, esses costumes, infelizmente, provocam acidentes. Todos os anos são registradas ocorrências relacionadas a queimaduras com fogueiras e fogos de artifício nesta época do ano. Considerando que, por conta da pandemia do coronavírus, os hospitais de emergência estão lotados em Alagoas, uma campanha de utilidade pública pede que a população não faça fogueiras, nem tampouco soltem fogos de artifício neste mês de junho.
A Rádio 96 Fm Arapiraca e o Diário Arapiraca ingressaram nesta campanha que tem o objetivo de evitar que os hospitais de emergência fiquem superlotados, atendendo, além das vítimas da Covid-19 e demais doenças e acidentes no trânsito, a demanda das vítimas de acidentes ocasionados por fogos de artifício e fogueiras.
Além disso, neste período, as doenças alérgicas e respiratórias aumentam por causa do tempo frio e a fumaça das fogueiras só piora a saúde das pessoas. Vale ressaltar que, os pacientes que estão se recuperando da Covid-19 não podem ter contato com fumaça. Quem mora em Arapiraca e demais cidades do interior de Alagoas sabe que o ar fica impregnado de fumaça nas noites das fogueiras juninas.
Então, não façam fogueiras, não soltem fogos de artifício, assim estarão colaborando com a sua saúde, da sua família, dos seus vizinhos e ajudando os hospitais de emergência, evitando que as unidades fiquem mais lotadas do que já estão.
Este momento difícil que estamos enfrentando, com várias restrições por conta da pandemia do coronavírus, vai passar! Tudo voltará ao normal e todos nós poderemos festejar e celebrar a vida!
Que Deus nos abençoe!
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.