Dólar hoje R$ 5,511 Arapiraca, AL 28ºC Tempo nublado
KTO
KTO
Editorias
06/07/2021 16:32
Arapiraca

HE do Agreste capacita condutores de ambulâncias

Rodrigo Pereira, assessor diretivo do HEA, parabenizou o Núcleo de Educação Permanente por oferecer um conteúdo amplo e significativo para a rotina
Curso promovido pelo HEA para os condutores de ambulâncias foi iniciado nesta terça-feira / Foto: Divulgação Assessoria
Assessoria

Da cabine da ambulância para a sala de aula. Os condutores das ambulâncias do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, aprovaram e estão entusiasmados com o curso de capacitação oferecido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da maior unidade hospitalar do interior do Estado. O curso, dividido em módulos, começou nesta terça-feira (6) e terá duração de dois meses.

Jéferson Thiago, que é motorista de ambulância há quatro anos, sabe da pressão da rotina. “Quanto mais informações de trânsito, melhor. Poderemos dirigir com mais segurança e com tranquilidade pra tomar decisões em momentos complicados do tráfego, ajudando a salvar vidas”, disse.

Para Claudemir Liberato, condutor há 6 meses, o curso tem um conteúdo rico. “Poderemos aprofundar nossos conhecimentos e com informações práticas”, comemorou. Os olhos continuaram atentos, mas hoje não foi no tráfego, mas na aula. Trânsito Seguro foi o tema deste primeiro dia de curso.

O enfermeiro Bruno Queiroz ministrou o módulo, citando comportamentos de riscos e como evitar acidentes. “Quem conduz uma ambulância precisa estar preparado para situações adversas no trânsito e este curso é voltado justamente para tirar dúvidas, alertar e, é também, uma valorização destes profissionais que são muito importantes na rotina de saúde”, salientou Bruno.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HEA, enfermeiro Jean Marinho Vital, ressaltou a importância dos condutores para a sociedade. “Muitas vezes as pessoas lembram de médico, enfermeiro, mas, precisamos elevar o papel dos condutores de ambulâncias para salvar pessoas. Este curso com vários módulos é pra mostrar que eles merecem atenção e se aperfeiçoar para enfrentar a rotina” ressaltou Jean.

Vando Araújo, condutor-socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Arapiraca, que também ministrou palestra nesta terça-feira (6), parabenizou o NEP do Hospital de Emergência do Agreste pela iniciativa de oferecer um curso tão completo. “Muito importante para todos, seja para a sociedade e para condutores, que são contemplados pelo curso. Parabéns ao NEP que conseguiu reunir tanto conteúdo”, salientou Vando.

É a primeira vez que o curso é oferecido graças à parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Superintendência de Transportes e Trânsito de Arapiraca, Samu e Corpo de Bombeiros. Rodrigo Pereira, assessor diretivo do HEA, representou a gerente-geral do Hospital, Bárbara Albuquerque.

Rodrigo parabenizou os condutores pelo interesse em aprender mais sobre o trabalho e também o Núcleo de Educação Permanente por oferecer um conteúdo amplo e significativo para a rotina. “Diante de tanto conteúdo e observando o interesse dos condutores, a gerência-geral do Hospital de Emergência do Agreste se coloca à disposição para qualquer necessidade. Profissionais atualizados trabalham com mais segurança”, comentou Rodrigo Pereira.

O médico Jean Rafael, integrante do NEP, reforçou a importância do curso. “A educação permanente amplia os horizontes da saúde. Este tipo de curso propicia que os alunos possam tirar logo as dúvidas, conversem com quem está ministrando os módulos, com uma participação ativa. Espero que este curso possa realizar uma transformação na vida dos condutores, com o conhecimento que vão adquirir nos próximos dois meses”, disse o médico Jean Rafael.

O Curso – Durante os próximos dois meses, os condutores de ambulâncias do HEA assistirão aulas sobre a importância do condutor de veículo de emergência, deveres, noções de urgência e emergência, direção defensiva, legislação, Código de Trânsito Brasileiro, técnicas de transporte: embarque e desembarque, aceleração e desaceleração. Também estão na programação prevenção e combate a princípio de incêndio, noções básicas de Libras, aumento da produtividade, administração do tempo e liderança em serviço, além de relacionamento interpessoal e suporte básico de vida.

Ainda tem módulo específico sobre segurança no trabalho e biossegurança no ambiente de trabalho, contando ainda cuidados em transporte de paciente com doenças infectocontagiosas como covid-19.

 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca