Duas meninas e um garoto. Esses foram os trigêmeos nascidos na maternidade do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, semana passada. O parto humanizado foi realizado pela equipe comandada pelo médico Cristian Messias, que comemorou o sucesso da operação.
“Partos assim são raros e merecem muita atenção e dedicação da equipe. Felizmente deu tudo certo e vimos nascerem três crianças sadias”, comentou o obstetra.
A mãe, Maria da Penha, que já tem um filho de quatro anos, sabia que se tratava de uma gestação de trigêmeos desde o início, quando realizou o pré-natal. “Por isso é tão importante que as mamães e os pais sigam as orientações médicas e acompanhem toda a gestação, realizando os exames e recebendo apoio profissional”, disse o enfermeiro Diego Albuquerque, presente também no parto.
Caso raro
Conhecida como Trigemelar, a gestação é rara na medicina, acontecendo uma em cada dois mil. Nela os bebês não são idênticos. O caso de Arapiraca foi de duas placentas separadas, no caso com três bolsas.
Os médicos identificaram a situação de Maria da Penha ao sétimo mês, quando observaram que uma das meninas não estava se desenvolvendo. A assimetria dos fetos, segundo o médico, ocorreu devido a insuficiência placentária. “Foi preciso então segurar a gestação até maturar órgãos vitais para a criança, como os pulmões”, falou ele.
Ao completar 34 semanas a equipe da maternidade do HRNSBC decidiu interromper a gestação, antecipando o nascimento dos bebês. “Graças a Deus deu tudo certo. Felizmente temos uma equipe muito comprometida, referência no cuidado aos bebês prematuros e que tem salvado muitas vidas”, comentou o provedor da instituição, Geraldo Magela.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.