Uma detonação realizada no município de Arapiraca, na última sexta-feira (23), causou um tremor que foi sentido por moradores de Craíbas, que relataram o susto e o balançar de móveis no momento da explosão. Os dados constam no relatório do Laboratório Sismológico da UFRN.
De acordo com o laboratório, o evento ocorreu às 15h UTC (12h, horário de Brasília) e teve magnitude preliminar de 1.6 mR.
Por meio de nota, a Mineração Vale Verde (MVV), que atua na região, confirmou que realizou atividade no dia 23 de agosto, reafirmando que o processo de desmonte controlado é rigorosamente monitorado por sismógrafos e acompanhado por uma equipe multidisciplinar, cumprindo os padrões de segurança, em rotina de monitoramento ambiental contínuo.
“O resultado desse trabalho regular é semanalmente enviado às comunidades por meio das plataformas de mensagem, a partir de grupos de relacionamento que mantém junto com lideranças locais.”
A MVV reforçou, ainda, que segue todos os parâmetros estabelecidos pela lei vigente e reitera que mantém as melhores práticas de ESG.
A última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no estado de Alagoas foi registrada no município de Belo Monte, em 24 de junho, quando um tremor de magnitude 1.8 mR atingiu a região.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.