A matemática está presente em cada detalhe da vida. Na soma das pessoas presentes em uma determinada e importante ocasião; na multiplicação dos investimentos; na subtração de materiais inertes; na divisão das guloseimas; e muito mais.
E para mostrar à população que a disciplina está afiada e em pleno desenvolvimento, os alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino realizaram, nesta terça-feira (12), na Tenda Cultural Mestre Afrísio Acácio, na Praça Luís Pereira Lima, no Centro, a II Exposição de Matemática Ciência e Tecnologia (Expomatec).
As atividades foram coordenadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC), da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Arapiraca, e teve como intuito o desenvolvimento do letramento matemático e da Educação Científica junto aos estudantes do Ensino Fundamental.
De acordo com José Valdisbel, professor de Matemática da Rede Municipal de Ensino, nove instituições de ensino de Arapiraca estiveram presentes na II Expomatec, envolvendo pouco mais de 300 alunos e alunas na culminância de um trabalho que vem sendo realizado durante todo o ano.
Ainda segundo ele, na oportunidade foram apresentados projetos de “gameficação”, artes, atividades corporais, robótica, ilusionismo e, claro, aplicação da matemática no cotidiano.
Para a gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico, Janice Gomes, essa ação, que faz parte do Projeto Ciência na Praça, é inovadora e colabora para a transformação e formação dos alunos e alunas de toda a Rede Municipal de Ensino.
“A gente acredita que com a Educação e a Divulgação Científica, nós conseguiremos transformar as vidas dessas crianças. O Projeto Ciência na Praça, que inclui a matemática e a tecnologia, é uma ação inovadora e tem sido fortalecida pelos nossos gestores, pelos núcleos de Desenvolvimento Científico e de Formação Continuada, e, é claro, pelos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino”, apontou a gerente.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.