Quando foi implantado, em junho de 2017, o Projeto de Musicoterapia surgiu como importante instrumento para promover a recuperação humanizada dos pacientes internados no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Quatro anos depois, a ação de humanização é referência para outras unidades da Rede Hospitalar mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), principalmente as que tratam pacientes acometidos pela Covid-19.
Idealizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com apoio da Gerência-Geral, Coordenação do Serviço Social e de Psicologia, além do Projeto Preparando a Volta Para Casa, a musicoterapia também está minimizando o estresse do dia a dia dos profissionais de saúde, além de ser um alento para os pacientes em tratamento da Covid-19.
Uma vez por semana, o coordenador do Serviço Social Rodrigo Barbosa e a assistente-administrativo, Aline Silva, percorrem os corredores e enfermarias do hospital. Por meio de suas vozes melodiosas, eles interpretam músicas, ao som dos acordes de um violão.
“Nosso objetivo é minimizar o sofrimento dos pacientes, respeitando as normas de segurança e buscando sempre melhorar a autoestima e uma recuperação mais rápida”, declarou Rodrigo Barbosa.
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) é mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade é referência no atendimento a vítimas de traumas de Alta e Média Complexidades para 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.