Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 23ºC Chuvas esparsas
Editorias
05/11/2021 17:00
Arapiraca

Operação Sossego deve chegar em Arapiraca para combater a poluição sonora

60% das ocorrências que chegam ao Copom são referentes a perturbação do sossego alheio e poluição sonora.
Militares durante abordagem de ocorrência som alto / Foto: Divulgação Assessoria PM/AL
Laís Pita

 O repórter da Rádio 96 FM Arapiraca, Leonardo Costa, entrevistou o tenente-coronel Eliezer Lisboa, atual comandante do 3º BPM, sediado em Arapiraca, e o mesmo deixou claro que a Operação Sossego, lançada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) em julho deste ano, vai chegar - muito em breve - na Capital do Agreste. 

Especialmente nos bairros Nova Esperança, São Luis e na zona rural de Arapiraca, as reclamações referentes a som alto são recorrentes nos programas da Primeira em Tudo. Detalhe, o volume é colocado no máximo a qualquer hora do dia, principalmente durante o final de semana.  

Tal dado foi confirmado pelo comandante do Batalhão. Eliezer disse que 60% das ocorrências que chegam a Central de Operações da Polícia Militar (Copom) são referentes a perturbação do sossego alheio e poluição sonora. 

Preocupado com esse dado, o tenente-coronel explicou que tem trabalhado para implantar a Operação Sossego na Capital do Agreste e descreveu como a mesma funciona.

"A viatura vai na casa da pessoa que está com som alto, faz o cadastro da mesma, já na segunda vez o som é recolhido e essa pessoa encaminhada ao poder judiciário, ficando sujeita a pena, podendo inclusiver perder o 'paredão'", explicou.

A Operação atuará tanto na prevenção como também na fiscalização de denúncias, que podem resultar na apreensão de aparelhos de som de grande porte, os tais  paredões, que estejam descumprindo o artigo 42 da Lei de Contravenção Penal, ou os artigos 54 da Lei de Crimes Ambientais e o artigo 2.288 do Código de Trânsito Brasileiro.

Para completar e tentar conscientizar a população, o comandante Eliezer foi bem claro ao dizer que aquele que liga o som alto pode achar que não está atrapalhando, mas a partir do momento que uma viatura é deslocada para tal ocorrência, um policiamento que poderia prevenir outros crimes, como roubo ou até homicídio, deixa de ser executado simplesmente por falta de educação e responsabilidade de um determinado cidadão.

O tenente-coronel Eliezer Lisboa não deixou claro quando exatamente a Operação Sossego será implantada em Arapiraca, mas é certo que o trabalho das equipes envolvidas será grande. 

 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO