Em mais uma ação de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, o 3º Batalhão de Polícia Militar com o apoio da Equatorial Alagoas, flagrou nesta quarta-feira (26), um furto de energia praticado por um posto de combustível, que fica localizado no Centro de Arapiraca. Em um ano, o estabelecimento já foi autuado cinco vezes.
Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, o estabelecimento já havia sido inspecionado e autuado por furto de energia em abril e agosto de 2022, e nos meses de fevereiro e março de 2023. Nesta quarta-feira, as equipes técnicas realizaram uma nova vistoria, onde foi constatado que a unidade consumidora estava praticando a fraude novamente. O dono do estabelecimento foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.
De acordo com a Distribuidora, no local foi verificado que o medidor utilizado pelo posto de combustível havia sido adulterado, deixando de registrar o consumo de energia corretamente. A empresa estima que essa unidade deixou de registrar mais de 72.000kWh, energia suficiente para atender 1.440 residências durante um mês.
Vale ressaltar que nessa prática criminosa todos os clientes pagam as contas, porque as perdas geradas pelo furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.
A Equatorial destaca ainda que além de provocar oscilações de energia e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, a prática criminosa também pode ocasionar acidentes fatais por choque elétrico, incêndios por curto-circuito, além de danos aos equipamentos e eletrodomésticos colocando em risco a segurança da população.
Crimes de denúncias
A Distribuidora reforça, que o combate a esses tipos de crimes, previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, é fundamental para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar diversas consequências para a empresa e para o estado.
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br. Ao acessar o site oficial, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.
*Assessoria
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.