O dia 30 de maio de 1924 representa uma data histórica para Arapiraca, com a sanção do governador Fernandes Lima tornando oficialmente a antiga vila de Limoeiro de Anadia em município.
Uma luta do emancipador Esperidião Rodrigues, deputado estadual Odilon Auto, autor da Lei 1009/24, entre outros defensores da emancipação de Arapiraca.
Passados exatos 100 anos, nesta quinta-feira (30), o prefeito Luciano Barbosa recebeu no Centro Administrativo Municipal a professora Maria Celeste Rodrigues, 75 anos, uma das netas ainda vivas do emancipador.
Também participaram da reunião com o prefeito Luciano e secretários municipais, integrantes do grupo de voluntários do Centenário de Arapiraca, entre eles o empresário Marcos Góes, os historiadores Gilberto Barbosa Filho, José Sandro da Silva e a presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), Carla Emanuelle de Farias.
No encontro, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou o trabalho do grupo de voluntários no WhatsApp afirmando que o aniversário de uma cidade vai além do registro histórico. ” É uma ação que passa pelo sentimento dos arapiraquenses e do amor pela cidade”, afirmou.
Ainda na reunião, o prefeito Luciano Barbosa falou do projeto em andamento para a construção da Praça do Centenário com o nome de Esperidião Rodrigues e outros projetos para marcar a data este ano.
Os historiadores Gilberto Barbosa Filho e José Sandro da Silva aproveitaram o momento e entregaram o livro “O Baluarte da Emancipação”, que será lançado nesta sexta-feira (31) e uma quantidade doada a escolas, creches e outros órgãos públicos da cidade.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.