Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), o prefeito Luciano Barbosa, o secretário de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro, e equipes da Defesa Civil de Arapiraca estão acompanhando de perto a situação dos bairros mais afetados pelas fortes chuvas que caem no município de Arapiraca.
O bairro Brasiliana é o mais afetado, com cerca de 20 famílias desabrigadas, por conta da elevação do nível das águas na cabeceira do Riacho Piauí.
Por conta disso, o gestor seguiu com a equipe até o local, vistoriou as áreas mais afetadas, conversou com os moradores e anunciou medidas e ações emergenciais de apoio às famílias.
Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão na sede da associação comunitária acolhendo as famílias que precisam de apoio, como a doação de roupas, agasalhos e alimentos.
O prefeito Luciano Barbosa também determinou que a Secretaria de Infraestrutura faça uma levantamento completo das residências mais afetadas pelas chuvas, para que as famílias sejam, primeiramente, encaminhadas para imóveis alugados e depois receberem indenizações, por conta do risco na estrutura física das residências.
“Esse é um momento de união, de esforços conjuntos e de ações planejadas para que possamos minimizar o sofrimento das famílias”, afirmou.
Por sua vez, o secretário municipal de Infraestrutura, Roany Izidoro, revelou que, desde o início da semana, que equipes de engenheiros e técnicos, juntamente com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, realizam a limpeza e desobstrução de canais e retirada de entulhos em diferentes pontos da cidade
Situação de emergência -
Devido aos transtornos provocados pelas fortes chuvas que caem desde a noite de terça-feira (24) e madrugada desta quarta (25) sobre Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa decretou situação de emergência no município.
O Decreto 2.779/22 foi assinado na manhã desta quarta-feira, após as visitas realizadas pelo prefeito às regiões atingidas pelo temporal.
A cidade registrou um acumulado pluviométrico de 113 milímetros, nas últimas horas, e um somatório de 199 milímetros nos últimos seis dias. Os dados mostram um recorde na precipitação de chuvas desde o ano de 2018.
Por conta disso, houve saturação do solo, sobrecarga na drenagem e nas galerias dos riachos Piauí e Perucaba. Essas ocorrências contribuíram para o registro de vários danos a imóveis públicos e privados, além de alagamentos, inundações, enxurradas em vários pontos de Arapiraca.
Vinte famílias ficaram desalojadas no bairro Brasiliana e já recebem acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social, com a doação de roupas, agasalhos, colchões e alimentos.
A Secretaria de Educação decidiu suspender aulas em 20 unidades de ensino na cidade e também na área rural, com o objetivo de dar suporte às famílias que necessitem do apoio do poder público municipal.
Fonte: Assessoria
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.