O Programa Canal 96, da Rádio 96 Fm Arapiraca, entrevistou, no início da tarde desta quinta-feira (30), a secretária de Desenvolvimento Econômico de Arapiraca, Zélia Azevedo. O radialista Mitchel Torquato, apresentador do Canal 96, e o também radialista Antônio Guimarães, repórter do programa, conversaram com a secretária Zélia sobre o ‘Movimento Arapiraca contra o Coronavírus’, uma iniciativa da Prefeitura de Arapiraca que visa intensificar as ações de conscientização no combate ao coronavírus.
Zélia Azevedo começou salientando que, neste momento, o foco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assim como de toda a administração municipal, é a proteção à vida. “Todas as estratégias, atividades que estão sendo desenvolvidas, todo o plano de ações é voltado para proteger, prevenir e preservar a vida da coletividade. Nós estamos muito preocupados agora com a curva de crescimento no número de casos confirmados e com a velocidade que a contaminação está acontecendo”, destacou.
De acordo com a secretária, tendo em vista essa curva de crescimento, a Prefeitura de Arapiraca iniciou, nesta quinta-feira (30), o ‘Movimento Arapiraca contra o Coronavírus’, que consiste em sensibilizar a população, conscientizando as pessoas acerca da importância das medidas de proteção. “Em parceria com as entidades de classe, o Procon, Polícia Militar, SMTT e Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Arapiraca iniciou hoje o Movimento Arapiraca contra o Coronavírus, no Largo Dom Fernando Gomes, no Centro da cidade. Nós fizemos a entrega de máscaras e folders com instruções sobre as medidas de proteção. A intenção é conscientizar a população, nós precisamos que, neste momento, as pessoas fiquem em casa, que atentem para as recomendações das autoridades da saúde sobre o distanciamento social”, ressaltou.
Zélia Azevedo apontou que não é fácil controlar uma cidade com Arapiraca, que tem cerca de 250 mil habitantes. “Nós precisamos que a população se conscientize e colabore com o poder público, para que não aconteça um caos da saúde aqui no município, com superlotação de leitos”, enfatizou.
“Moradores de 45 municípios da macrorregião de Arapiraca, o que representa cerca de mais de um milhão de pessoas, buscam por soluções na saúde em Arapiraca. Então, nós precisamos ter cuidado para evitar a proliferação do coronavírus. Nós não temos estrutura para suportar uma demanda muito grande de leitos”, apontou. A secretária Zélia ressaltou que se cuidar, se proteger, usar máscaras são atitudes cidadãs.
Zélia Azevedo disse que as ações de fiscalização nos supermercados e feiras livres serão intensificadas pelas equipes da Vigilância Sanitária. Ela apontou que o uso de máscaras nas ruas e nas feiras livres não é obrigatório, mas é recomendado porque se faz necessário no momento. “Cabe à pessoa se conscientizar e ter a responsabilidade de se proteger e proteger as outras pessoas”, frisou. Porém, para entrar nos grandes supermercados é obrigatório o uso de máscaras.
A Prefeitura de Arapiraca, com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Polícia Militar, bloqueou o trânsito e montou tendas com cadeiras para auxiliar no atendimento à população e evitar aglomeração de pessoas nas filas em frente à agência da Caixa, na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade.
Clique AQUI e ouça a entrevista completa!
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.